Levante o astral de seus pais

Levante o astral de seus pais

Atualizado: Sexta-feira, 4 Fevereiro de 2011 as 1:55

Já reparou que a terceira idade de hoje não lembra muito a imagem de vovôs e vovós que a gente via anos atrás? Em vez de passar o dia vendo TV de pijama e se entristecendo porque nada será como antes, pessoas com mais de 70 anos agora preferem curtir a vida e cuidar da saúde. "Eles fazem caminhadas, frequentam bingo e aulas de dança, viajam com os amigos e são até mais animados do que os próprios filhos", observa Tatiana Couto, terapeuta ocupacional do Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Público, de São Paulo.

A mudança de postura só traz benefícios aos novos idosos. "Essa atitude positiva os torna menos sujeitos a doenças e quebra o tabu de que felicidade é só coisa de gente jovem", completa Tatiana. Por isso, se seus pais andam meio tristonhos ou desanimados, veja como ajudar e melhore já o astral deles.

Idosos independentes

Saudáveis, vivem só ou com o companheiro e realizam todas as atividades domésticas

· Estimule a vida social - Informe-se sobre cursos em clubes, universidades e centros de convivência mais próximos. Que tal fazerem juntos um passeio até lá para conhecer a programação?

· Telefone diariamente - Assim como os encontros familiares, esse gesto dará a certeza de que os pais são especiais na vida dos filhos. Isso contribui para levantar o astral do dia a dia.

· Ajude-os a realizar sonhos - Todo mundo sonha em fazer alguma coisa, como aprender a tocar um instrumento ou fazer uma viagem especial. Descubra o desejo secreto dos seus pais e bote uma pilha neles.

Idosos pouco dependentes

São dispostos e saudáveis, mas precisam de supervisão para realizar algumas tarefas

· Não proteja demais - Mesmo que peçam ajuda em algumas situações, eles precisam sentir que controlam a própria vida. A superproteção fragiliza a autoestima de quem já foi independente um dia.

· Dê uma aula de internet - Estimule seus pais a descobrir novos prazeres na vida. Uma boa ideia é ensiná-los a usar a internet e criar um perfil no Orkut para reencontrar antigos amigos.

· Registrem as histórias - Organizar o álbum de fotografias da família, anotar as histórias deles ou escrever um livro de receitas com os segredos de sua mãe são maneiras fáceis e emocionantes de agradar os pais.

Idosos totalmente dependentes

Têm dificuldade de locomoção e não conseguem fazer nada sozinhos

· Reúna os velhos amigos - Prepare um jantar ou almoço para que eles reúnam os velhos amigos. A cada mês convide dois ou três companheiros. É um carinho que alimenta o corpo e a alma.

· Faça com que se sintam úteis - Caso seus pais estejam acamados, não deixe que passem o dia todo deitados ou de pijama. Leve-os para a sala, para passear de carro e faça com que se sintam úteis.

· Traga novos universos para casa - Um bom livro é mais do que uma distração: faz a pessoa viajar para um universo novo e aprender uma porção de coisas diferentes. Sempre que puder, leia para seus pais ou compre audiolivros.

veja também