Liberte seus cachos!

Liberte seus cachos!

Atualizado: Quarta-feira, 3 Setembro de 2008 as 12

Cabeleireira inglesa defende o visual natural dos cabelos encaracolados

Por Myrian Rosário

"Estou aqui para libertar os seus cachos", brincou a hairstylist Lorraine Massey, autora do livro "Curly Girl" e conhecida como a "embaixadora dos cachos", durante sua participação na Beauty Fair, em São Paulo. Loiríssima, bem humorada e simpática ao extremo, Lorraine concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Guia-me. Detalhe: enquanto respondia às perguntas, ela não resistiu e começou a aplicar produtos da marca Deva, que veio lançar, modelar e realçar os cabelos cacheados da repórter.

Guia-me: Os cabelos cacheados estão de novo na moda?

Lorraine Massey: Não há opção. A natureza é que dita isso. Quem tem cabelos cacheados vai ter cabelos caheados para sempre. A questão é assumi-los. E essa é a hora. Temos que amar os nossos cabelos por toda vida. Todos os procedimentos capilares têm que levar em conta que vamos precisar de cabelos bonitos para sempre, não somente por um dia ou uma estação. A saúde dos cabelos cacheados exige que eles permaneçam cacheados.

Guia-me: É só olhar ao redor para ver que as brasileiras aderiram à chapinha ou à progressiva. A que você atribui isso?

Lorraine Massey: Percebi que 80% das mulheres têm cabelos alisados. Atribuo isso a uma falta de autenticidade. Todas as mulheres estão iguais, quando o que chama a atenção é a originalidade, o ter um estilo único.

Guia-me: Não há quem resista a uma criança cheia de cachinhos. Na sua opinião, por que as meninas de cabelos enroladinhos se transformam em jovens e adultas de cabelos alisados?

Lorraine Massey: Porque fizeram uma lavagem cerebral em nós. Quem disse que temos todas que seguir os mesmos padrões?

Guia-me: Por que você é contra o alisamento?

Lorraine Massey: O cabelo cacheado é muito frágil, delicado. Todos os produtos utilizados para o alisamento acabam danificando a fibra capilar e, com o passar do tempo, o cabelo já não é mais nem cacheado nem liso. Ele se transforma numa fibra esticada e quebradiça. Temos que cuidar dos cabelos como quem cuida de uma roupa de seda, sempre com muito cuidado. Ele é uma matéria orgânica que tem que ser respeitado.

Guia-me: Muitos cabeleireiros dizem que é impossível ter um visual sofisticado com cachos soltos e naturais. Você concorda com isso?

Lorraine Massey: Esqueça esse conceito! Os cabeleireiros não são fiéis. Eles não têm compromisso com as clientes. Tudo o que eles querem é vender uma química para torná-las dependentes deles.

Guia-me: Muitas mulheres confessam que alisam os cabelos porque os cachos parecem "ter vontade própria". Elas nunca sabem como será o visual depois que eles secarem. É possível manter os cachos na linha?

Lorraine Massey: O maior problema é de falta de informação. No nosso salão em Nova Iorque, oferecemos o passo-a-passo e os resultados são sempre muito bons. Somos procurados por mulheres de todas as partes do mundo.

Guia-me: Quais são as dicas para deixar os cabelos cacheados sempre bonitos?

Lorraine Massey: Lavar com shampoo só uma vez por semana, usar muito condicionador, tirar o excesso de água com papel toalha sem esfregar e secar a raiz de baixo para cima. Os cachos molhados devem ser amasados como quem faz um carinho. Na manutenção, basta lavar só com água e secar todos os dias para manter o encaracolado natural.

veja também