Lista de Preparativos para as bodas

Lista de Preparativos para as bodas

Atualizado: Quinta-feira, 4 Novembro de 2010 as 4:19

Para facilitar a sua vida ou a dos seus filhos na hora de organizar a comemoração de suas bodas preparamos uma lista dos preparativos, mês a mês, de tudo o que você precisará providenciar para o grande dia.

Nossa programação prevê o início do planejamento 12 meses antes das bodas, mas se você resolveu fazer a comemoração pouco tempo antes da data, siga todos os passos com agilidade.

Programação das Bodas

Um ano antes das bodas marque a data e a igreja. A data da comemoração deve ser a mais próxima possível da data do casamento¸ dependendo do dia da semana em que você quer fazer a festa. Você também tem que decidir o horário. Pense em fazer no mesmo horário do casamento, mas se deseja uma festa requintada, à noite é mais conveniente. Caso tenha a lista de convidados, da ocasião do casamento, veja quem ainda pode ser convidado. Uma lista mais recente como a do casamento dos filhos vai facilitar muito para ninguém ser esquecido, afinal, uma grande festa está sendo organizada. Faça o orçamento de quanto será gasto na comemoração das bodas e veja se está de acordo com o que a família pode gastar. Com dez meses de antecedência pesquise bufê, fotógrafos, vídeomakers, músicos ou DJ e modelos de convites.

Seis meses antes das Bodas

É hora de cuidar das roupas. Filhos e netos, que substituirão pajens e daminhas, já devem começar a pensar nas roupas. A "noiva" define o vestido das bodas e marca as provas. O padre, se possível e de preferência, deve ser o mesmo que celebrou o casamento. Escolha e contrate o bufê, pesquise doceiras e contrate as empresas responsáveis pelas fotos, som e vídeo. Encomende os convites, doces e bolos, a decoração da Igreja (floristas) e defina o salão onde ocorrerá a recepção das bodas. Quatro meses antes das Bodas

Faça a degustação dos pratos que serão servidos e escolha as bebidas. Contrate o serviço de manobristas. Se quiser mais pompa, reserve a locação do automóvel para o casal de "noivos". Escolha quem fará a caligrafia dos convites e dos cartões de agradecimento. Escolha quem irá fazer o cabelo da homenageada. Nesta hora já é preciso definir se um tipo de arranjo nos cabelos vai ser usado. Discuta com o profissional uma possível mudança de corte de cabelo, tintura, ou luzes. Não mude muito seu visual, pois todos gostam de você exatamente da maneira que é. Muitas pessoas têm dúvidas se pode ser usado um vestido de noiva. A resposta é não. Veja o que vestir em uma festa de bodas. Atenção: não é comum usar véu na comemoração de bodas. Dois meses antes das Bodas

Inicie o envio dos convites e providenciem as novas alianças e o aluguel do traje do "noivo". Escolha sua lingerie para o dia e a noite das bodas. Por que não? Discuta com o bufê os detalhes finais do cardápio. Encomende as lembrancinhas e bem-casados e repasse todos os detalhes da cerimônia. Dica: nas comemorações de bodas não se usa buquê. Marque ensaios com os filhos e netos e repasse todos os detalhes da festa. Escolha quais profissionais cuidarão da sua beleza para o dia de suas bodas (unhas, limpeza de pele, hidratação). 1 mês antes das Bodas

Confira a trilha sonora da cerimônia e da festa de bodas. Se quiser que os convidados sentem-se em lugares marcados, programe a disposição das mesas do salão de festa. Confirme o número de convidados para o bufê e o de lembrancinhas ou bem-casados para os convidados - este é sempre maior que o primeiro. Faça um "dia da noiva", afinal, você será a estrela da festa de bodas. Duas semanas antes das bodas faça as últimas provas do vestido de bodas, maquiagem, cabelos, sapatos e acessórios.

Alguns dias antes da cerimônia de bodas

Certifique-se de que tudo que foi contratado está sendo cumprido dentro do prazo. Momento também da "noiva" se cuidar: fazer outra hidratação na pele e uma depilação com uma semana de antecedência. Confirme o dia da "noiva". Revise se não esqueceu nada e confirme com os filhos se está tudo certo para a cerimônia. Um dia antes, confirme o carro, cabeleireiro, manicure, e fotógrafo. Se for viajar, arrume a mala. Tenha uma ótima noite de sono, alimente-se bem e relaxe!

O Dia das bodas

Levante sem pressa e vá para o local onde reservou o dia da "noiva". Depois de tantos preparativos, aproveite sua festa, revivendo momentos do grande dia em que a união do casal foi celebrada.

Depois das bodas

Agradeça a presença dos convidados e os presentes, se for o caso, no prazo de um mês. Troque os presentes que precisar em até 45 dias - prazo máximo que a maioria das lojas estipula.

veja também