Mais amor para os idosos

Mais amor para os idosos

Atualizado: Terça-feira, 19 Janeiro de 2010 as 12

A velhice é o momento em que nossos pais mais precisam de carinho e atenção. Saiba como retribuir os cuidados que eles tiveram com você

Durante a vida toda, os pais são nosso porto seguro. Com o tempo, eles deixam de ser super-heróis e ficam frágeis. É quando a relação familiar se inverte: quem nos ofereceu cuidados, carinho e atenção precisa receber tudo de volta.

Sinal de problemas? Talvez. Muitas pessoas têm dificuldade em dar atenção aos pais idosos. Afinal, é preciso conciliar isso com as responsabilidades de educar os filhos, administrar a casa, estar com o marido e dar conta do trabalho. "É comum que um dos filhos fique sobrecarregado com essa função, e os pais acabam se sentindo culpados", alerta a psicóloga Claudia Ajzen, de São Paulo.

Um ato de amor

É possível cuidar de nossos velhinhos com todo o carinho que eles merecem - e sem se estressar. O ator Ary Fontoura concorda com isso. Ele viveu uma senhora abandonada pelos filhos no filme A Guerra dos Rocha. Para ele, tratar bem os pais não deve ser privilégio de poucos, mas uma realidade de todos. "Esse é um exercício que abrange todas as pessoas que conjugam o verbo amar", ensina o ator. E ele tem toda a razão!

Conscientize a família

Todos precisam saber que a velhice também tem gastos. Com o tempo, surgem despesas com remédios e tratamentos. Para não sobrecarregar ninguém, divida esses valores com seus irmãos. A união faz a força!

Esteja por perto

Carinho e atenção trazem alegria e conforto aos idosos. Faça visitas no fim de semana e prepare um almoço de domingo. Incentive seus pais a sair com amigos ou fazer cursos interessantes. Isso melhora a autoestima deles.

Garanta qualidade de vida

Seus pais não podem morar sozinhos? Quem vai recebê-los deve estar ciente de que a casa terá de passar por mudanças. Respeite a rotina e os horários dos idosos, para que o conforto deles esteja sempre em primeiro lugar.

Expresse seu amor

Quando você faz tudo de coração aberto, o ambiente é leve e tudo flui melhor. Lembre-se do quanto você tem a agradecê-los por tudo. Então, não tenha vergonha de demonstrar seus sentimentos. Afinal, um dia você estará no lugar deles.

por Alexandra Gonsalez e Renata Vieira

veja também