Malhação de graça e sem desculpas!

Malhação de graça e sem desculpas!

Atualizado: Sexta-feira, 24 Outubro de 2008 as 12

Você é daquelas que vive inventando desculpas para não fazer atividades físicas? Aposto que a falta de dinheiro é uma das mais usadas, certo? Pois a partir de hoje você não tem mais esta  desculpa para não malhar! Existem inúmeras opções de atividades que não requerem gasto nenhum.

Para quem gosta de caminhar, correr ou andar de bicicleta, por exemplo, a dica mais básica de todas: procurar parques, praças ou ciclovias na sua cidade. Em São Paulo existem inúmeros parques que atraem muita gente disposta a se movimentar sem gastar.

Em São Paulo, o Parque do Ibirapuera tem o Programa da Saúde no Parque, que oferece aulas diariamente de modalidades de exercícios de alongamento e tração. Já o Parque da Aclimação oferece aulas de Radio Taissô, modalidade oriental que beneficia a circulação e o relaxamento muscular. Outros parques, como o Villa Lobos e o Parque da Água Branca também oferecem atividades. Para saber se o parque da sua cidade oferece estas ou outras alternativas de exercício, procure a prefeitura ou a administração do parque.

Se você não está a fim de sair para malhar, transforme a sua casa em uma academia. Comece separando os acessórios: vassoura, rodo, panos e produtos de limpeza. Isso mesmo, limpar a casa é um exercício e pode ser muito prazeroso se você o encarar como tal e não como uma obrigação. Coloque uma música bem animada e saia limpando. Não se esqueça de alongar antes e depois, afinal exercício é exercício e alongamento é básico!

Para finalizar, uma dica exclusiva para quem tem 60 anos ou mais: as lojas do supermercado Pão de Açúcar oferecem um programa de ginástica com aulas ministradas nos estacionamentos dos estabelecimentos, durante as manhãs, e supervisionadas por professores de educação física. O programa inclui desde aulas de alongamento até caminhadas, passando por relaxamento e dança, dependendo da loja. Para se inscrever, procure a unidade mais próxima de sua casa ou ligue no 0800 7732732.

veja também