Manchas de batom, molho, tinta, chocolate, café? Saiba como eliminar

Manchas de batom, molho, tinta, chocolate, café? Saiba como eliminar

Atualizado: Terça-feira, 18 Janeiro de 2011 as 3:43

Veja o que fazer para tirar as manchas de…

Molho de tomate: umedeça com água. Logo em seguida, aplique amido de milho. Deixe-o no local até ficar seco, para então retirá-lo com uma escova. Depois, lave a peça com água e sabão.

Barro: espere secar. Só depois use uma escova, para retirar os resíduos da terra. Em seguida, lave bem o local com uma solução de água quente e vinagre, misturados em partes iguais (para cada copo de água, um copo de vinagre).

Batom: aplique álcool ou benzina e esfregue de leve a área manchada. Na sequência, lave a roupa com água e sabão, de preferência líquido.

Bolor: mergulhe em leite fervendo. A parte afetada deve ficar imersa até que o mofo desapareça. Retirado o bolor, limpe a peça com água morna e vinagre branco. Depois dessa limpeza, lave com água e sabão.

Café e chiclete: esfregue gelo. No caso do café, use, em seguida, água fervente ou sabão de coco para lavar a peça. Já para retirar o chiclete, espere que ele endureça com o gelo sobre o tecido e raspe a meleca com uma espátula.

Chocolate: passe uma esponja com amoníaco. Friccione levemente a área manchada e molhe com água fria. Passe sabão e enxágue.

Ferrugem: aplique sobre a mancha uma mistura de 1 col. (chá) de sal e o suco de 1 limão. Deixe a roupa secar ao sol. Em seguida, lave normalmente, com água e sabão.

Gordura: faça uma massa de amido com água. Coloque sobre o tecido manchado e leve ao varal por algumas horas. Quando estiver seco, aplique talco. Espere uns 5 minutos, coloque detergente e, na sequência, lave com água.

Óleo, graxa e azeite: use removedor. Retirada a marca, enxágue o local com água fria.

Queimado: jogue amido de milho e deixe a roupa no sol por algumas horas. Retire o amido com uma escovinha e lave a peça. Atenção: só funciona para roupas queimadas pelo excesso de calor do ferro.

Sangue: passe gelo e enxágue com sal e água fria. Depois, aplique mais água e sabão em pó, e esfregue bem. Na sequência, faça mais duas boas lavagens com água e sabão.

Suor: deixe de molho por 1 hora em água morna e vinagre. Enxágue e lave.

Vinho tinto: ponha sal: ele absorve o líquido da mancha. Depois, esfregue o local com uma pedra de gelo e encerre a limpeza com uma lavagem em água fria.

veja também