Mantenha sua unhas saudáveis e bonitas

Mantenha sua unhas saudáveis e bonitas

Atualizado: Terça-feira, 8 Julho de 2008 as 12

Francesinha, curta, comprida, redonda, quadrada, não importa como elas estejam. As unhas também passam por mudanças que acompanham a moda e deixam as mulheres bem preocupadas.

Acompanhando ou não os estilos, as unhas mal tratadas são sinônimos de mãos feias, descuidadas e envelhecidas. "A unha é o apêndice mais duro do nosso corpo, porém está susceptível às alterações das mais variadas, que comprometem diretamente sua estética", afirma o dermatologista, Cesar Cuono.

Os cuidados começam com o corte, que nos cantos nunca deve ser profundo para não encravar. Não se deve remover totalmente as cutículas, pois a película tem a função de proteger contra fungos e bactérias. A remoção freqüente e excessiva pode levar às infecções repetidas e alterar a estrutura.

Esmaltá-las constantemente provoca o ressecamento e, como conseqüência, unhas quebradiças. "Para prevenir, deve-se dar um intervalo - pelo menos de uma semana a cada três - no uso do esmalte e neste período, aplicar cremes hidratantes ou óleos", comenta o médico.

O aparecimento de linhas transversais ou longitudinais está ligado aos traumatismos constantes do dia a dia.

Unhas descoladas e esbranquiçadas revelam a presença de micose causada por fungos ou ainda psoríase. "Para identificar, é necessário um exame clínico e laboratorial, porém sempre há um tratamento para cada caso", conclui o Dr. Cuono.

veja também