Maquiagem para noivas muda de acordo com a estação

Maquiagem para noivas muda de acordo com a estação

Atualizado: Sexta-feira, 27 Novembro de 2009 as 12

Na hora de escolher qual maquiagem usar no casamento, o mais importante é a mulher respeitar seus gostos e sua personalidade. Tomando isso como base, os especialistas recomendam algumas regras gerais para a noiva arrasar na produção.

No inverno, a pele deve ficar mais opaca, próxima do natural. Para isso, os maquiadores usam poucas quantidades de bases e pós sem brilho algum na composição. "O brilho reflete muito na foto", diz Bruno Lemes, maquiador do MG Hair Design, de Marco Antonio de Biaggi. Se a noiva quiser, pode usar um toque de brilho, mas em tom perolado.

O iluminador (pó compacto dois tons mais claro que o da pele, usado logo abaixo das sobrancelhas para dar destaque ao olhar) é adequado para a estação, mas também na versão opaca. As cores da maquiagem invernal costumam ser mais próximas do tom natural da pele. Lemes conta que tons de rosa, avermelhado e pêssego são os mais comuns, já que os looks tendem a ser mais clássicos nesta época.

No verão, a pele aparece mais quente. O pó pode ter brilho e as noivas costumam usar produtos que dão aparência de bronzeado também no colo e nos braços, para conferir uniformidade à produção. Os tons de bronze e cobre entram na composição da maquiagem, assim como algumas ousadias. "A noiva mais romântica costuma casar no verão", diz Lemes, que vê decotes mais profundos nesta estação.

A noiva também precisa pensar na maquiagem que vai usar de acordo com o horário da cerimônia. "De dia, a iluminação vai ser mais natural, por isso o make é mais opaco, sem muito brilho", explica Duda Molinos.

Destaque no olhar

O que não muda, independente da época do ano, é o destaque para os olhos das noivas. "Eles devem ser naturais, porém marcados", afirma Lemes. O ideal é que estejam no intermediário entre uma maquiagem do dia a dia, mais apagada, e algo muito realçado. Grafite, preto e marrom são cores bastante usadas para essa área, sempre de um modo que valorize o olhar.

Para dar esse toque especial, a máscara de cílios é a ferramenta imprescindível de uma noiva. Preto, ou marrom escuro para loiras, o produto deve ser passado de três a dez camadas, para alongar e encorpar os cílios. Caso haja necessidade, é possível também usar cílios postiços ou implantes.

Penteados ideais

Nos cabelos, as opções são bem variadas. Os penteados mais clássicos deixam o cabelo bem assentado, geralmente preso em um coque. As noivas mais modernas já usam o cabelo solto. Difícil é ver alguma com o cabelo liso. Segundo Lemes, a grande maioria das mulheres pede um babyliss natural, imitando a musa Gisele Bündchen, e que deixe o cabelo semi-preso, mostrando o rosto e o comprimento.

Para finalizar, os especialistas recomendam cuidado na hora de produzir o make. "A noiva sofisticada é mais casual. Não parece que planejou tanto o look", diz Molinos. Para a noiva moderna, menos é mais.

veja também