Maquiagem vencida pode causar danos aos olhos

Maquiagem vencida pode causar danos aos olhos

Atualizado: Quinta-feira, 14 Fevereiro de 2008 as 12

Lápis, rímel, delineador, sombras. Esses itens do kit de beleza para tornar os olhos mais atraentes também podem deixá-los irritados, vermelhos e inchados. Os produtos de maquiagem contêm pigmentos, conservantes e outras substâncias químicas que, ao entrarem em contato com a mucosa ocular, podem causar reações alérgicas.

Como a maquiagem faz parte do dia-a-dia da mulher moderna, alguns cuidados devem ser observados para prevenir efeitos indesejáveis. "Uma maneira de prevenir problemas é sempre estar atenta à validade do produto. Se tiver expirado, jogue fora", observa o oftalmologista Hilton Medeiros.

Cuidado geralmente não tomado. Pesquisa realizada pelo College of Optometrists, do Reino Unido, revelou que nove entre 10 mulheres não se preocupam em saber a data de validade dos produtos que usam e não estão conscientes dos danos que eles podem causar à saúde.

A maioria desconhece que o rímel, por exemplo, tem vida útil de, no máximo, seis meses. Depois de aberto, atrai bactérias que podem causar infecções e problemas na córnea. Segundo Medeiros, é importante observar se a maquiagem sofre alterações na aparência, na cor, no cheiro ou na consistência. Se ela era viscosa e ficou mais aguada, se fica grudenta, empelotando ou se mudou a cor ou o cheiro, é sinal de que precisa ser substituída.

Produtos mais indicados

 

Os produtos hipoalergênicos são os mais indicados para a maquiagem dos olhos. “Eles têm pigmentos mais puros, com menos capacidade de reações alérgicas. Se um rímel ou um delineador possuem grande quantidade de impurezas, eles são mais alérgicos. Durante uma consulta oftalmológica, o médico geralmente encontra resíduos de pigmentos na mucosa ocular. Esses restos de maquiagem ficam ali permanentemente e podem provocar, no futuro, uma alergia nos olhos”, observa o oftalmologista.

Irritação: o que fazer?

”Se a coceira, o prurido e a vermelhidão ocorrerem uma única vez, pode-se usar colírio lubrificante. Se não houver melhora, deve-se retirar a maquiagem. Caso a irritação persista nos outros dias, mesmo com a troca de produtos, é preciso procurar um oftalmologista para detectar as causas da alergia”, ensina Hilton Medeiros.

Lentes de contato ou cirurgia de catarata

Para quem fez a cirurgia de catarata, a precaução é a mesma recomendada para uma pessoa sem problema nos olhos. Já quem usa lentes de contato, deve se maquiar antes e, somente depois, colocar a lente. Isso porque o pigmento que dá cor aos produtos se adere com mais facilidade à lente, o que pode irritar a mucosa ocular ou danificar a órtese.

veja também