Maridos Amai

Maridos Amai

Atualizado: Quarta-feira, 14 Abril de 2010 as 12

MT 5:25-33

A idéia determinante com respeito ao marido deve ser o amor. É dever do marido amar sua esposa. Você marido é o  cabeça, todavia, uma vez que ama a sua esposa, a liderança nunca se tornará uma tirania. O amor tempera seu poder.    

Nenhum marido tem o direito de dizer que é o cabeça da esposa se não ama a sua esposa.  Hoje em dia temos visto um abuso da idéia de poder e amor. Se fala muito de amor, mas amor não é poesia, música. Na língua grega haviam três palavras que podem ser traduzidas pela palavra amor. Eros que descreve um amor inteiramente ligado à carne. Filos que significa gostar de - amizade, amor filantrópico. Ágape Amar como Deus ama, o perfeito e verdadeiro amor.

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade" - (GL 5:22). A maneira que o marido pode demonstrar que esta cheio do Espírito é através do modo que se porta com sua esposa quando está em casa.   Este amor ágape é muito importante na vida conjugal. Um casamento  apenas com base no fator físico, logo se acabará. É bom que os dois cônjuges tenham as mesmas afinidades, interesses, sintam-se atraídos pelas mesmas coisas.

O texto faz uma comparação do amor de Cristo pela igreja que deve ser como o amor do marido por sua mulher. Você não pode amar sua esposa de verdade se não compreender o amor de Jesus. "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja"...v.25

1- Amar apesar das deficiências - Cristo amou sua Igreja apesar de sua indignidade e deficiências. "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida"- (RM 5:8,10)

O marido se depara com erros que sua esposa comete, e acha que por isso pode criticar e maltratar sua mulher, mas deve amá-la apesar das suas imperfeições.

2- Amor que se sacrifica  - "...e a si mesmo se entregou por ela" - (EF 5:25).

Cristo sacrificou-se de fato pela igreja. Qual tem sido seu sacrifício pela sua esposa ? Ela tem se sacrificado por você mais do que você por ela ?

3- Quer que ela ocupe lugar de destaque - "para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra." Preocupa-se com ela, deseja que ela seja perfeita, "para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito". Quer que o mundo inteiro a admire.

Amor é a coisa mais prática do mundo  - (JO 14:21). O que prova que de fato estamos manifestando amor é o que fazemos. Muitos casamentos podem mudar se os homens com Cristo aprenderem a amar suas esposas. Uma mulher bem amada é outra mulher.

Marido, deixe o egoímo e o comodismo e viva em Deus para a sua família, assim você encontrará grande alegria e paz como retribuição. Maridos amai...      

veja também