Medidas simples e eficientes para adotar e fortalecer ainda mais o relacionamento

8 rituais que despertam a paixão

Atualizado: Quarta-feira, 11 Janeiro de 2012 as 3:32

Vocês estão juntos há bastante tempo e têm certeza de que o amor que sentem um pelo outro é recíproco e verdadeiro. Confira, então, algumas medidas simples, mas eficientes, para adotar a dois e fortaleça ainda mais o seu relacionamento


1. Par vencedor
Um jeito infalível de deixar claro quanto vocês formam um casal único e especial é valorizar tudo que são capazes de conquistar juntos. Pode ser a compra do sonhado apartamento ou o jantarzinho gostoso que prepararam a quatro mãos. O importante é não deixar escapar a oportunidade de ressaltar que, unidos, formam um time e tanto. Então, ao alcançarem alguma meta, que tal abrir aquela garrafa de champanhe que está guardada? Ou mandem um cartão ressaltando como a parceria de um para o outro foi essencial para o sucesso de um projeto individual.


2. Minicuidados
Gestos às vezes insignificantes, como limpar o canto da boca dele com guardanapo ou passar a mão na franja que cai sobre os olhos um do outro, demonstram que vocês continuam atentos, disponíveis e cuidadosos.


3. Amigos até debaixo d'água
Claro, a química sexual é importante. Porém, a verdadeira âncora de um relacionamento é mesmo a amizade. Isso significa criar e fortalecer o clima de confiança e honestidade que existe na relação. Seu querido chegou abatido em casa? Dê espaço para que desabafe, em vez de soterrá-lo sob críticas ou perguntas. Seu carro enguiçou? Ele pode levá-lo à oficina ou buscá-la no escritório enquanto o conserto não fica pronto. Não importa a circunstância, demonstrem que o companheirismo faz parte integrante do namoro - ontem, hoje, sempre!


4. Adrenalina lá em cima
Seu coração ainda acelera quando o telefone dele aparece no seu identificador de chamadas? Maravilha! O problema: esse tipo de entusiasmo costuma perder força quando o relacionamento ganha longevidade. O antídoto é simples: vocês devem aproveitar todas as oportunidades para se sentirem especiais um ao outro, mesmo quando fizerem gestos corriqueiros. Ele chegou mais cedo para irem ao cinema? Em vez de reclamar que ainda não está pronta, recompense-o com um abraço apertado porque terão mais tempo para ficar juntos. No café da manhã, comentem como adoraram dormir agarradinhos. Ao provar o mesmo alvoroço do início da relação, essa sensação se tornará cada vez mais forte.


5. Olhos nos olhos
Qual foi a última vez que vocês olharam nos olhos um do outro enquanto faziam amor? Casais que soltam faíscas ano após ano não se privam de experimentar esse enlevo romântico quando estão na cama. Então, aproveitem um momento em que o sexo está pra lá de bom e fitem-se longa e apaixonadamente.


6. Programa legal
Você adora ver shows em DVD, mas seu homem implora para assistir à final do campeonato de futebol no canal de esportes. Nada de emburrarem um com o outro! Em vez disso, demonstre algum interesse pelo que ocorre em campo nem que seja por míseros cinco minutos, enquanto ele põe a pipoca no micro-ondas. Não é que você ou ele devam ceder sempre. Mas, ao se ligarem naquilo de que o outro gosta de vez em quando, tornarão a conexão ainda mais poderosa.


7. Ombro amado
Pedir um conselho ou a ajuda um do outro quando estiverem com um problema pessoal revela quanto vocês se respeitam como casal e exercita a confiança mútua. Lembrar de levar em conta o que cada um pensa aumenta a liga da relação. Mesmo que nenhum dos dois tenha a solução na ponta da língua, saberão que podem contar com apoio e solidariedade irrestrita.


8. Beijos no capricho
Os selinhos estão em alta, mas trocar beijos longos é a pedida para prolongar o romance. Que tal resgatar esse contato e manter a chama em altíssima combustão?

veja também