Melhor Amigo

Melhor Amigo

Atualizado: Quinta-feira, 3 Março de 2011 as 2:21

São poucas as crianças que nunca chegaram em casa com a idéia fixa de trazer um animal para morar com ela. E, para os pais, é chegada a hora de decidir qual bichinho será o companheiro ideal para o seu filho.

Você não deve apenas perceber qual animal se dará melhor com a criança, mas também conhecer as limitações de espaço e tempo da família para receber o novo membro. Veja alguma dicas:

Cachorro: é ideal para que as crianças criem laços, já que a relação homem-cão é muito intensa. Os cães são os animais domésticos que mais requerem cuidados e preste atenção do temperamento do animal para evitar mordidas.

Peixe: indicado para os donos de primeira viagem, os peixes podem viver bem na água gelada e sem filtros, não exigindo muitos cuidados especiais. Preste atenção na alimentação do animal e limpe o aquário com regularidade.

Gatos: por serem independentes, os gatos são mais indicados para aquelas crianças que são afetuosas, mas que não ligam de ser ignoradas pelo novo amigo. Gatos se dão melhor com meninas, mas preste atenção se seus filhos não têm alergia ao pêlo do animal. Os gatos também são conhecidos pelas famosas arranhadas durante as brincadeiras.

Pássaros: eles sujam as gaiolas, mas podem garantir momentos de distração para os seus filhos enquanto cantam e voam. Apesar de coloridos e sociáveis, os pássaros são indicados para crianças que realmente gostem de animais, já que treina-los pode levar tempo. Quando for escolher qual o melhor para seu filho, preste atenção se o temperamento dele combina com o do animal e se prepare: eles podem viver por muitos anos.

Hamsters ou outros roedores: Conhecidos como “pocket pets”, têm hábitos noturnos e são indicados para famílias que ficam fora o dia todo. Divida a tarefa de limpar o ambiente do animal com seus filhos, já que o cheiro forte de amônia pode incomodar.

Fazenda de formigas: se seu filho gosta de ciências ou mostra predileção por insetos, uma fazenda de formigas é o presente ideal. Sem sujeira e sem maiores dores de cabeça, a única coisa que os animais precisam é se alimentar – só tome cuidado para não esquecer a porta da comida aberta.

veja também