Melhorar o casamento - pra quê?

Melhorar o casamento - pra quê?

Atualizado: Terça-feira, 4 Outubro de 2011 as 9:40

No mês de janeiro deste ano foi realizada uma pesquisa em nosso site, uma enquete com a seguinte pergunta: "Que área de seu casamento precisa melhorar em 2008?"

Dos internautas que participaram da enquete, tivemos os seguintes resultados: Controle das finanças - 35,6%; vida espiritual - 33,3%; melhorar a comunicação - 17,8%; Mais tempo para estar juntos - 8,9% e vida sexual - 4,4%.

O resultado da enquete confirma um estudo de John Gottman, especialista e estudioso das relações conjugais e familiares dos Estados Unidos. Gottman realizou uma pesquisa com três mil casais para descobrir que área do casamento os casais mais apresentavam problemas e conflitos. A vida financeira foi a primeira grande área de problemas para os casais.

Sem querer comentar cada resultado, o que nos leva a pensar nessa é a pergunta da enquete no sentido de melhoria no relacionamento conjugal.

Fazemos então a seguinte pergunta: Por que devemos, como casais, buscar melhorar nosso casamento?

Vamos então tentar responder essa pergunta.

Em primeiro lugar, porque foi algo criado por Deus. Cremos, como cristãos, que o casamento e a família foram criados por Deus. Está no livro de Gênesis o relato da criação da instituição do casamento (Gn 1.27; 2.21-24). Se foi algo criado por Deus e a visão bíblica é que somos mordomos das coisas criadas por Deus, logo, como bons mordomos devemos nos esforçar para conservar algo feito por Deus.

Em segundo lugar, devemos buscar a melhoria do nosso casamento, porque o casamento vai nos ajudar manter a integridade moral, especialmente em relação à nossa sexualidade.

O casamento é o canal que Deus criou para que homens e mulheres pudessem ter seus desejos e necessidades sexuais realizados (1Co 7.2). Alguém já disse que o casamento é como uma mureta de proteção para os indivíduos não caírem no precipício da imoralidade sexual.

Uma outra razão. Devemos lutar para melhorar nosso casamento porque está provado cientificamente que pessoas que vivem num bom casamento são mais saudáveis. São pessoas com mais vontade de viver.

A quarta razão: Melhorar o casamento trará benefícios para a sociedade de um modo geral. Um país que tem casamentos ajustados e com isso, famílias ajustadas, tem menos problemas sociais, especialmente na área da violência e dependência química.

Por último, uma outra boa razão. Melhorar nosso casamento proporcionará um legado para os descendentes.

Portanto, procure melhorar seu casamento.

Por: Gilson Bifano

veja também