Melhore sua imagem profissional

Melhore sua imagem profissional

Atualizado: Terça-feira, 4 Maio de 2010 as 4:50

Parece esquisito, mas seu sucesso profissional não depende apenas de esforço, criatividade e competência. É claro que essas três coisas são essenciais, mas saiba: por mais que você se mate de trabalhar, pode nunca ser reconhecida pelo chefe.

O motivo? Só quem faz boa propaganda de seus talentos começa a ser valorizado! O nome disso é marketing pessoal: trata-se do uso de técnicas que ''vendem'' melhor a sua imagem para a chefia e que a tornam mais visível para novas oportunidades no mercado.

A seguir, especialistas ensinam os principais passos para que você domine essa ferramenta.

Crie a sua marca

Isso mesmo! Você deve se imaginar como uma marca que precisa ser valorizada e sempre bem lembrada pelo mercado profissional. Mas como virar uma marca bem-sucedida? Primeiro, você tem de estar preparada para a sua profissão e saber em que competências é melhor. Por exemplo: se gosta de lidar com o público, faça cursos e se especialize. Depois, divulgue para todos essa sua qualidade profissional. Se estiver empregada, mostre ao chefe que é esforçada e merece uma promoção. Sentiu que, mesmo assim, não é reconhecida? Hora de usar seu networking. Quanto mais as pessoas souberem que você domina sua área, maiores as chances de ser lembrada quando alguém souber de uma vaga que tenha seu perfil.

Ofereça ajuda

Uma boa forma de ser reconhecida - e também de se divulgar - é oferecer auxílio aos colegas de trabalho. ''As pessoas sempre admiram quem está disposto a ajudar. Depois, os colegas falarão: & Vista-se como o chefe

Você é auxiliar, mas seu sonho é ser gerente? Então, vista-se como uma. ''Jamais tenha medo de se vestir como se estivesse num cargo acima do seu. Sua imagem deve estar associada ao que você deseja ser'', afirma Silvio Celestino, da Enlevo Treinamento para Líderes. Estudo da Universidade da Califórnia (EUA) revelou que mulheres de melhor aparência ganham, em média, 12% a mais do que as de pior aparência. Os trajes devem transmitir credibilidade, e não sensualidade. Então, evite decotes. Roupa amassada, jamais! Mantenha as unhas benfeitas e o cabelo arrumado. ''Sua imagem gera uma impressão, que deve ser positiva. Detalhes fazem toda a diferença'', observa Grinberg.

Frequente a happy hour

Sair com os colegas numa sexta-feira pode ser ótimo: ''É uma boa oportunidade de se aproximar de pessoas que, na correria do dia a dia, você não teria contato'', diz Carolina Stilhano, gerente de comunicação da Catho Online. Apenas evite atitudes que comprometam sua imagem, como beber em excesso ou fazer piadas de mau gosto. A happy hour é para fortalecer a sua imagem - e não o contrário.

A linguagem certa

Não fale palavras feias nem use uma linguagem difícil ou arrogante no ambiente de trabalho. Seja natural e não tente opinar sobre assuntos que não domina. ''Pessoas que falam gírias e palavrões o tempo todo têm menos crédito na hora de discutir temas sérios'', analisa Grimberg.

Esteja sempre bem ocupada

Já terminou suas tarefas e ainda faltam horas para ir embora? Demonstrar que não tem nada para fazer pode parecer corpo mole. Então, pergunte ao chefe se há algo que possa produzir. Ele perceberá que você está engajada e comprometida e, numa primeira oportunidade para desenvolver novas tarefas, você poderá ser a indicada (e a promovida!).

Bom humor é tudo

Ninguém suporta gente mal-humorada, menos ainda no trabalho. Se não dormiu bem ou está na TPM, pense duas vezes antes de descontar nos colegas. Também não queira ser a mais alegre do universo. Os dois extremos podem atrapalhar sua imagem.

Pergunte sempre

Se você não entendeu o que era para fazer, peça mais detalhes ao chefe. ''Cerca de 40% dos erros que acontecem nas empresas ocorrem porque a pessoa não entendeu a tarefa'', analisa o diretor da Trabalhando.

Aprenda a levar bronca

Ao receber uma crítica, reaja com maturidade, atitude que melhora sua imagem no ambiente profissional. Peça desculpas pelo erro, assuma que vai se esforçar para não cometê-lo mais e... bola para frente! Nada de retomar o tema a toda hora e se martirizar. Ficar de bico? Nunca! Não funciona com namorado e não vai surtir efeito (pelo menos positivo) com o chefe.

Saiba seu valor

Não seja tímida e muito modesta com seus talentos profissionais e seus êxitos na carreira. Com sutileza, em momentos oportunos, fale algo como ''conseguimos'' tal coisa. ''O uso do ''nós'' suaviza a fala e deixa subentendido que foi você quem fez'', ensina Grinberg. ''O tímido, por nunca se divulgar e se comunicar, acaba sendo considerado incompetente'', analisa o especialista. E pior: sem ser notado, como já analisamos antes, as chances de subir degraus na carreira são pequenas. Portanto, se você é boa, mostre isso para todo mundo.

por Débora Zenelato

veja também