Melhore suas noites de sono

Melhore suas noites de sono

Atualizado: Terça-feira, 28 Abril de 2009 as 12

Dormir pode parecer uma coisa banal: basta se deitar, fechar os olhinhos e relaxar, certo? A coisa não é bem assim. O simples ato de colocar a cabeça no travesseiro e se cobrir nem sempre é suficiente para garantir uma boa noite de sono. Muitas vezes sem que a gente perceba, nossas atitudes atrapalham o tão desejado descanso noturno.

Pesquisas recentes, realizadas nos Estados Unidos e na Inglaterra, mostram que algumas mudanças nos hábitos e na decoração do quarto podem acabar com a insônia e fazer você dormir nas nuvens. Duvida? Então coloque em prática as nove dicas a seguir.

1. Desligue-se do relógio

Você fica olhando para o despertador de minuto em minuto quando não consegue pegar no sono? Isso não é nada bom. A preocupação só vai fazer você ficar mais acordada ainda. Vire a face do relógio para a parede e pare de controlar a quantidade de horas que você ainda tem até o dia amanhecer e logo você pegará no sono.

2. Tire a TV do quarto

A luz intensa da tela estimula o cérebro, que não consegue se desligar. O ideal é que você desligue o televisor pelo menos uma hora antes de dormir. O mesmo vale para outros eletrônicos, como computador.

3. Controle a temperatura

Se o quarto é quente demais, o corpo não consegue equilibrar a temperatura, que é um fator importante para uma boa noite de sono. Por isso, mantenha seu ninho bem ventilado.

4. Nada de comida

Se você faz aquele super jantar antes de se deitar, seu corpo acaba se preocupando mais com a digestão do que em relaxar. E isso estraga sua noite de sono perfeita. À noite, prefira um lanchinho leve: uma barrinha de cereal com leite morno ou uma sopinha de legumes. È o suficiente para encher a barriga sem prejudicar o sono.

5. Apague a luz

Quanto mais escuro estiver o quarto, maior será a qualidade do seu sono. Quando o cérebro registra a presença de luz (mesmo que seja de uma lâmpada bem fraquinha), ele compreende que ainda é dia. Assim, ele estimula o estado e alerta do corpo. Essa pode ser a causa daquela insônia terrível que surge durante a madrugada.

6. Fique longe do celular

Quando as pessoas ficam expostas à radiação do celular antes de se deitar, demoram muito mais para conseguir dormir. Isso também diminui o tempo de sono profundo — aquele que faz o corpo recuperar as energias gastas durante o dia. Essas foram as descobertas de um estudo norte-americano. Então, que tal deixar esse aparelhinho desligado ou bem longe da cabeceira da sua cama?

7. Sacuda a poeira

Se um nariz entupido incomoda seu descanso durante toda a madrugada, você pode estar com alergia a poeira. Como o travesseiro fica exposto durante o dia, vai acumulando sujeira, o que pode atrapalhar seu sono. Para evitar esse problema, não basta lavar as fronhas: é preciso lavar o travesseiro pelo menos uma vez ao mês. Só recoloque-o na cama quando ele estiver realmente seco.

8. Troque o colchão

Esse é o acessório mais importante da sua noite de sonhos. Ele tem uma vida útil de, mais ou menos, dez anos. E já é muito tempo! Depois disso, perde a sustentação necessária para o seu corpo. Resultado: um colchão ruim pode fazer o tempo de sono diminuir em até 20%.

9. Fuja dos roncos

Dividir a cama com o parceiro pode ser um problema e tanto se ele fizer muito barulho. Um recente estudo britânico mostrou que, em geral, mulheres que dormem acompanhadas têm cinco horas semanais a menos de sono. Então, se o seu marido ronca, convença-o a procurar um especialista para tratar o problema. Melhor do que mudar de quarto, certo?

veja também