Meu filho falou palavrão. E agora?

Meu filho falou palavrão. E agora?

Atualizado: Quarta-feira, 27 Junho de 2012 as 8:54

Quando filho solta um palavrão, os pais ficam com aquela vontade de sumir do mapa por um instante. Se isso aconteceu saiba como contornar e reverter a situação enquanto há tempo e se não aconteceu ainda, saiba como evitar.

As crianças, na faixa dos 3 ou 4 anos anos, aprendem novas palavras por repetição, ou seja, só aprendem a falar o que escutam dos adultos. Se aprendeu um palavrão é porque alguém perto dela falou. Por isso o primeiro passo é observar o que está acontecendo dentro de casa e, mesmo durante aquele jogo de futebol emocionante, segurar a euforia quando houver crianças por perto.

Não permitir que isso vire piada é outro ponto importante. Se todo mundo achar graça, a criança vai repetir para a plateia. Mas a solução também não é perder a cabeça. Deve-se olhar nos olhos da criança e ensinar que a palavra é feia e não deve ser repetida.

Na maioria das vezes os pequenos usam as palavras em qualquer contexto, o que mostra que eles nem sabem o significado. Agora se a criança fala um palavrão com maior entonação e colocação correta, vale redobrar a atenção com relação ao problema.

O bom exemplo dos pais é sempre a melhor maneira de educar os filhos.

Leia também:

Veja os vídeos e saiba como foi o Pocket Show do cantor PG


com informações do Dr. Marcelo Reibscheid, pediatra criador do portal Pediatria em Foco 

veja também