Minha mocinha não é mais virgem...

Minha mocinha não é mais virgem...

Atualizado: Segunda-feira, 6 Junho de 2011 as 9:02

Quem tem filha adolescente ficou de cabelo em pé ao ver Leila (Bruna Linzmeyer), da novela Insensato Coração, dizer aos pais que perdeu a virgindade. A mãe da moça, Eunice (Deborah Evelyn), xingou, perdeu a cabeça e passou mal com a revelação.

Na vida real não é tão diferente assim. Até porque é comum que o início da vida sexual de nossas filhas nos deixe preocupadas ou até meio decepcionadas.

Nessas horas, passa tudo pela cabeça: dá medo de que elas peguem doenças venéreas, que sejam abusadas ou até que tenham uma gravidez precoce.

De acordo com o terapeuta familiar Ildo Rosa da Fonseca, o mais importante é manter o respeito e jamais agir como fez Eunice na novela. "Mantenha um diálogo aberto, sem fazer acusações ou ofensas", sugere o especialista.

Confira as dicas abaixo:

Aproxime-se da sua filha

Descobriu que ela não é mais virgem? Chame-a para um papo sério - e acolhedor

Vá aos poucos

Se ela contou que perdeu a virgindade, confia em você. Pergunte como ela se sentiu, se foi bom, e se o casal usou preservativo.

Não critique

Tenha uma conversa acolhedora, diga que a partir de agora ela é uma mulher e deve se comportar como tal. "Seja firme, mas use um tom carinhoso. Adolescentes aprendem os ensinamentos se forem transmitidos com afeto", diz o terapeuta familiar Ildo Rosa da Fonseca.

Respeite-a

Se ela não quiser contar detalhes, não force a barra, mas diga que você gostaria de acompanhá-la na primeira consulta ao ginecologista.

Fortaleça o amor-próprio dela

Elogie e dê afeto: quando ela crescer, saberá que merece ser tratada com carinho e não cometerá o erro de Leila, de dormir com qualquer um.

Evite cobranças

Ao descobrir que a filha perde a virgindade, Júlio (Marcelo Valle), pai de Leila na novela, reage de forma destemperada e magoa muito a jovem. "Eu confiei em você" e "achei que você fosse responsável" são frases que ele disse e que só geram culpa na adolescente. Isso acaba distanciando ainda mais os filhos dos pais.

Como reagir quando sua filha contar que já transou

Após a primeira transa, é comum a adolescente se fechar e conversar mais com uma amiga do que com a mãe, mas é possível reverter essa situação:

Não condene

Nunca critique a filha de uma amiga por ter perdido a virgindade. Sua filha perceberá que você é contra e vai esconder o que está acontecendo com ela.

Seja confiável

Jamais mexa nos pertences dela, atrás de provas da primeira transa, como camisinha ou pílula anticoncepcional.

Pegue leve

Ainda que você não goste do namorado da sua filha, mantenha o respeito tanto por ele quanto por ela. Quando a adolescente sente que os pais podem até não concordar com a opinião dela, mas a respeitam, ela tende a escutar e aceitar melhor os conselhos da família. Essa postura, aliás, serve para abordar outros assuntos polêmicos.

Sou mãe de menino, o que devo dizer?

A orientação é a mesma: dê conforto, carinho, compreensão e converse sem julgá-lo, pois ele pode estar se sentindo angustiado, inseguro e preocupado com seu desempenho.  

veja também