Mulher Virtuosa - Coluna Eleni e Luiz Roberto Maciel

Mulher Virtuosa - Coluna Eleni e Luiz Roberto Maciel

Atualizado: Terça-feira, 9 Junho de 2009 as 12

A Mulher virtuosa "Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua" (Provérbios 31:26).

É no livro de Provérbios que encontramos a descrição da mulher que todo marido gostaria de ter.

Ela é uma mulher que possui tantos bons atributos que, com certeza, além de ser virtuosa ela é uma mulher segundo o coração de Deus.

No livro de Provérbios também encontramos descrições de mulheres com tantas características negativas. Por isso nós, filhas de Deus, queremos estar no centro da Sua vontade, e assim, devemos fugir e nos afastar destas.

Veja, amada irmã, de quais características, dentre tantas que são citadas, devemos fugir e nos afastar... A Bíblia em Provérbios nos fala de mulheres:

Prostitutas (7:10), Estranhas (2:16), Loucas (9:13), Sem discrição (11:22), Que envergonham (12:4), Tolas e Contendiosas (19:13), e Rixosas (21:19).

Observando estas más características podemos nos fazer a seguinte pergunta:

- Como uma filha de Deus devo sempre pedir-Lhe que a Sua bondade, paciência, perdão, misericórdia, sabedoria façam parte da minha vida, a fim de que, possuindo estes atributos, eu possa me tornar uma mulher de honra, bela a Seus olhos?

- Como uma filha de Deus devo almejar ser uma mulher que possua princípios virtuosos como a mulher de Provérbios 31?

- Como uma filha de Deus tenho que me conduzir de modo que seja um exemplo para minhas filhas, minhas netas e para o mundo que, ao ver o meu agir, queiram aceitar o Deus que transformou a minha vida.

Quando em Provérbios 31:28, a Bíblia fala da mulher virtuosa dizendo:

"Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva", podemos ver o quanto ela era amada por sua família, e não era em vão que todos gostavam dela, pois além de bondosa ela era cheia de virtudes.

Esta mulher tinha tantas boas qualidades que chegamos mesmo a pensar: "Será que ela, realmente, existiu?" ou "Será que a mãe do rei Lamuel estava apenas mostrando ao filho o tipo de mulher que ele deveria procurar para se casar?" Não sabemos ao certo mas a verdade é que o Senhor registrou na Sua Palavra o tipo de mulher que poderá honrar o marido, os filhos e, principalmente, honrá-Lo.

Quando lemos os versículos que falam desta mulher que todas nós gostaríamos de ser, ficamos um tanto quanto frustradas por não conseguirmos fazer nem a metade do que ela fazia. Não é verdade?

Somente uma mulher que tem Deus no coração e que O teme é capaz de mostrar sabedoria em tudo que faz, é essa a mulher virtuosa.

Cabe a mim e a você, querida irmã, decidir que caminho iremos seguir.

Eleni e Luiz Roberto Maciel são diáconos na Igreja Evangélica Verbo da Vida, no bairro do Belém, em São Paulo (SP), liderada pelo pastor Eliezer Rodrigues. São formados pelo Seminário Biblico Verbo da Vida e pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil.  

veja também