Mulheres são o principal público dos "jogos sociais"

Mulheres são o principal público dos "jogos sociais"

Atualizado: Sábado, 20 Fevereiro de 2010 as 12

A fabricante de jogos americana Popcap Games, que já produziu jogos famosos como o Plants vs. Zombies e o Bejeweled, encomendou uma pesquisa com o Information Solutions Group (ISG) para descobrir qual o público dos jogos sociais online. Apesar do grande público dos jogos tradicionais ser composto de homens jovens, o jogador típico de games sociais são mulheres de 43 anos, derrubando estereótipos.

Os denominados "jogos sociais" são games online como Mafia Wars, FarmVille ¿ já famoso no Brasil ¿ e seu concorrente, o Colheita Feliz, que podem ser jogados em redes como Orkut ou Facebook.

Os resultados foram baseados em 1.202 respostas online recebidas entre 7 e 12 de janeiro de 2010. 800 entrevistados (67%) eram dos Estados Unidos enquanto 402 (33%) eram do Reino Unido. Para obter respostas válidas, todos os entrevistados deveriam jogar os jogos sociais mais de 15 minutos ao dia.

A pesquisa mostrou que 55% dos jogadores são mulheres e 45% são homens. As mulheres também são as jogadoras mais ávidas: 38% delas afirma jogar diversas vezes por dia, contra 29% dos homens. Elas também preferem jogar apenas com conhecidos (68% contra 56% para os homens), sendo que eles não se importam de jogar com estranhos (41% contra 33% de respostas femininas). Sobre a questão realmente social dos jogos, descobriu-se que quase metade (43%) dos usuários joga com seus pais, filhos ou outros parentes, 62% dos entrevistados concordam que os jogos sociais ajudam a retomar o contato com antigos amigos e colegas, e 63% acreditam que eles são fonte de novas amizades.

Quando questionados sobre outros atrativos dos jogos sociais além da interação, foram citados "competição amigável" (59%), "interatividade" (49%) e "oportunidade de ganhar prêmios" (35%).

Os dados mostraram ainda que a rede Facebook é a mais popular para jogos online (lembrando que a pesquisa é nos países de língual inglesa), com 83% de usuários constatando sua utilização, e que mais de 50% dos usuários começou a jogar por uso ou recomendação dos amigos.

Os jogos sociais já contam com mais de cem milhões de usuários e é esperado um rendimento de mais de US$ 1 bilhão este ano, de acordo com o site Mashable.

Maiores informações sobre a pesquisa podem ser encontradas no site do ISG pelo atalho tinyurl.com/y9uxppb.

veja também