Mulheres se preocupam com o aspecto da região íntima

Mulheres se preocupam com o aspecto da região íntima

Atualizado: Segunda-feira, 20 Dezembro de 2010 as 3:17

A sexóloga Fátima Protti responde dúvidas de leitoras preocupadas com a aparência da vagina, aceitação do parceiro e desempenho sexual.

Tenho os lábios vaginais muito grandes e nunca deixo ninguém fazer um sexo oral em mim, pois tenho medo da pessoa não gostar. Os homens gostam de lábios vaginais grandes?

Nossas diferenças, ao contrário do que se imagina, funcionam também como elementos de atração, inclusive a aparência da própria genitália. Assim como nós mulheres buscamos nos homens características que estimulam nosso erotismo e fantasias, da mesma forma existem homens que têm preferência por mulheres com lábios vaginais maiores. Contudo, esse aspecto se torna um problema para a mulher quando ela não consegue viver a sexualidade de forma plena e ficando inibida, constrangida ou preocupada com a avaliação do parceiro. Para esses casos existe a cirurgia íntima chamada vaginoplastia, que corrige as alterações da estética vaginal. Procure fazer uma avaliação com um bom cirurgião plástico dessa especialidade. [Leia também: Cirurgia plástica íntima corrige imperfeições]

Não consigo fazer sexo anal e me sinto péssima se deixo meu parceiro fazer sexo oral (e vice-versa). Só me sinto a vontade fazendo sexo “papai e mamãe”. Ele me cobra uma variação. Existe alguma forma de ser sensual e agradar ao parceiro sem ser tão extravagante assim?

Algumas mulheres são tradicionais em relação às práticas sexuais devido aos valores morais ou religiosos. Porém, outra questão que envolve a recusa é a impossibilidade de um dos parceiros sentir prazer. Já a sensualidade não tem a ver com a prática sexual e sim com atitudes ou gestos que atrai o outro, portanto, tem que gostar do que está fazendo. As cobranças não são bem-vindas porque são sentidas como agressão ou violência. O fato é que nada deve ser feito somente para agradar ao outro porque isso pode gerar desconforto, raiva, distanciamento e o desgaste da relação. Nestes casos é importante ter uma conversa sincera sobre o que é para você ter prazer ou desprazer no sexo. Se o sexo anal e oral é impossível, então tente variar somente as posições, talvez descubra outras formas de satisfação. Lembre-se: sexo só é bom se for prazeroso para os dois.

Sinto que não dou prazer para meu marido porque minha vagina é larga demais. Já perguntei para ele: “o que você mais gosta na nossa relação?” Ele respondeu que era sexo oral. Tem alguma cirurgia ou tratamento para resolver este problema?

Existe um procedimento cirúrgico chamado colpoperineoplastia ou perineoplastia, que corrige a vagina larga ou frouxidão vaginal, problemas que surgem geralmente após os partos. Essa cirurgia faz a sutura dos músculos reposicionando as estruturas que estavam flácidas melhorando o volume e a força da contração. Muitas vezes, esse problema vem acompanhado de queda da bexiga, do reto ou da ruptura do períneo. Existem também exercícios de pompoarismo que melhoram a qualidade dos músculos vaginais e facilita o orgasmo.

veja também