Músculos fortes depois dos 40

Músculos fortes depois dos 40

Atualizado: Sexta-feira, 4 Julho de 2008 as 12

Muitas mulheres queixam-se da dificuldade em manter o peso ou não engordar, após a menopausa. Elas começam a perder massa óssea e muscular por volta dos 40 anos e, também por esse motivo, ficam mais lentas em sua movimentação.

Um estudo da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, reuniu 40 mulheres na fase pós-menopausa, saudáveis, sedentárias e sem ingestão de hormônio.

Metade desse grupo de voluntárias manteve seu estilo de vida normal. A outra metade realizou treino de fortalecimento muscular duas vezes por semana.

Depois de um ano, as mulheres que fizeram exercícios de musculação estavam 15 a 20 anos mais joviais. Ficaram mais fortes do que quando eram mais jovens. Recuperaram massa óssea, sem medicamentos, ajudando a prevenir osteoporose. Melhoraram muito no equilíbrio e na flexibilidade corporal. Ficaram com o corpo mais esguio e sem depósitos de gordura, apesar de continuarem a comer normalmente. Sentiram-se com ótima energia e 27% mais ativas.

Esse estudo comprova que um programa de fortalecimento muscular é um grande aliado para as mulheres que passam por essa fase e procuram melhorar sua qualidade de vida.

Em primeiro lugar, por aumentar a massa muscular e acelerar o metabolismo, ajuda na queima de gordura corporal em repouso.

Depois, por aumentar a densidade óssea ao submeter os ossos a esforços contra resistência.

"O treino de fortalecimento muscular para mulheres em geral tem apresentado resultados visíveis e percebidos já a partir da quinta sessão, em programas de duas vezes semanais, tanto em plataforma vibratória, como em programas convencionais de exercícios" afirma a Dra Yeda Bellia, diretora da Fisioterapia Yeda Bellia.

 

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