Namoro no trabalho dá certo?

Namoro no trabalho dá certo?

Atualizado: Quarta-feira, 27 Julho de 2011 as 9:40

O trabalho é um local em que, geralmente, passamos a maior parte do tempo. Por isso, se torna muito comum o surgimento de novos casais. Na maioria das vezes começa com alguns olhares suspeitos, e-mails de bom dia, conversas no café, até um convite para uma saída depois do expediente.

Para a psicoterapeuta e sexóloga da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Mara Pusch, esse tipo de relacionamento deve ser tratado muito cautelosamente. O casal que deseja preservar a imagem profissional deve impor regras e limites.

"É necessário manter a discrição. Nada de namoro no cafezinho ou beijos apaixonados na entrada do prédio. Acima de tudo, neste ambiente, você representa um papel profissional e uma corporação. Sendo assim, é importante zelar pela imagem", aconselha a especialista.

No caso de um dos dois ocupar o cargo de chefia, o cuidado deve ser dobrado."Qualquer atitude em prol do amado(a) gerará desconfiança por parte dos funcionários, pois sempre parecerá que é por conta da relação e não da competência", destaque Mara Pusch.

A situação requer muito mais equilíbrio quando a empresa não permite relacionamento amoroso. A especialista afirma que o melhor a fazer é comunicar aos superiores. Para evitar que saibam através de outros funcionários."A verdade sempre é benéfica. Também demonstrará maturidade e habilidade de negociação, uma vez que a vida particular vai além do trabalho".

Fique atento

No caso de brigas, nada de reconciliações com faixas ou muitas flores, lembre-se o ambiente é de trabalho e ninguém precisa saber em que estado está a relação; Evite emails, bilhetinhos ou apelidos neste ambiente, esta atitude pode gerar problemas e piadinhas; Procure manter o relacionamento afetivo fora do horário de trabalho, somente no ambiente social; O namoro não pode (nem deve) atrapalhar a conduta profissional; Evite ausência prolongada ou conversas durante o expediente. Com certeza ninguém vai achar que os assuntos tratados são profissionais; Tente seguir as normas da empresa para que os aborrecimentos possam ser evitados; Nada de cenas de ciúmes, isso é pessimo para os dois.

veja também