Não deixe o cansaço vencer você!

Não deixe o cansaço vencer você!

Atualizado: Sexta-feira, 18 Dezembro de 2009 as 12

Você anda com a sensação de que a melhor hora do dia é quando finalmente consegue ir para a cama? Tem sentido desânimo, ansiedade e receio de não dar conta das tarefas? Isso é sinal de cansaço, amiga: o corpo e a cabeça estão pedindo água! Claro que não é o caso de se atirar no sofá e deixar o circo pegar fogo - até porque isso traria ainda mais problemas. O segredo para diminuir a exaustão, que muitas vezes é mais emocional do que física, é manter a tranquilidade durante a correria. Dá, sim!

Não pense, faça!

Ficar remoendo mentalmente uma tarefa chata é o mesmo que... fazê-la muitas vezes!

Defina prioridades

A angústia com a falta de tempo já é fator de estresse. A solução é programar os compromissos numa agenda, considerando um tempinho extra para imprevistos. Assim, você descarta de saída - e sem se desesperar por isso - aquilo que não é possível fazer hoje.

Invista no humor

Ter alto-astral pode até não resolver os problemas, mas torna a vida da gente bem mais fácil, né? Procure o lado engraçado escondido atrás de cada drama corriqueiro, sorria mais e dê um chega pra lá no pessimismo. Você se sentirá muito melhor depois disso. Experimente!

Não faça tudo

Não é você quem deve arrumar a cama do filhão de 15 anos. Nem é sua tarefa resolver os problemas financeiros da sua irmã, que não move uma palha para conseguir um emprego. Atitudes assim estimulam a irresponsabilidade dos outros e só a deixam mais cansada.

Por Mariana Viktor

veja também