Não espere as férias acabarem: há vagas de estágio esperando por você!

Não espere as férias acabarem: há vagas de estágio esperando por você!

Atualizado: Quarta-feira, 13 Janeiro de 2010 as 12

Muitos universitários esperam o retorno às aulas para procurar uma oportunidade de estágio. A queda na procura começa a partir do mês de novembro e volta ao normal depois de fevereiro, segundo a gerente da Central de Estágio da Gelre, Márcia Hipólito.

"Os estudantes param de procurar [estágio] por ser final de semestre, por terem trabalhos para entregar, provas para fazer e, depois disso, emendam com as férias. Assim, perdem a chance de começar o ano letivo já estagiando", afirmou Márcia.

O grande número de vagas no começo de ano é devido ao vencimento dos contratos de estágios, à formatura de universitários que não podem mais estagiar, à efetivação de estagiários e também à abertura de novas vagas nas empresas.

Vagas abertas

Atualmente, os cursos de Administração de Empresas, Direito, Engenharia e Comunicação Social são os que mais demandam estagiários. "Para estes cursos, a procura é maior, mas existem vagas abertas para todos os outros cursos", disse Márcia.

Em relação ao valor da bolsa-auxílio, a média varia de R$ 700 a R$ 900, além dos benefícios.

Férias - maior tempo disponível

Aproveite o tempo disponível para atualizar o currículo, realizar cadastramento em sites de empregos, fazer contatos com colegas para informar a disponibilidade para uma vaga e, até mesmo, vá à coordenação de estágios da universidade para se informar sobre as novas oportunidades.

"Muitos alunos esquecem de atualizar o currículo e estes dados são essenciais para concorrer a uma vaga. Além do semestre da graduação, é importante acrescentar atividades extracurriculares, como a realização de um trabalho voluntário", explicou Márcia.

O recesso escolar também permite que os estudantes participem dos processos seletivos mais demorados, como aqueles que incluem dinâmicas de grupo, entrevista com Recursos Humanos e com o gestor da área.

Uma dica que pode melhorar o desempenho dos universitários ao concorrer a uma vaga é colocar a leitura em prática nas férias. "As empresas procuram pessoas que estejam atualizadas. É importante também aprender a desenvolver opinião crítica sobre os fatos, isto é um grande diferencial", lembrou Márcia.

veja também