Nova residência: É melhor comprar, financiar ou alugar?

Nova residência: É melhor comprar, financiar ou alugar?

Atualizado: Quarta-feira, 11 Fevereiro de 2009 as 12

"Quem casa quer casa". Uma frase tão conhecida que expressa uma necessidade. O é uma etapa da vida que deve ser bem pensada e planejada e isso inclui, sempre que possível, uma nova residência para os noivos. Nesta hora, muitas vezes surge a dúvida: o que é melhor fazer? Comprar à vista, financiado ou alugar?

Comprar à vista sempre soa como melhor opção, entretanto alguns economistas aconselham morar de aluguel e aplicar o dinheiro que seria usado para o negócio. Em épocas de crise, será que ainda pode ser vantajoso? Segundo a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal, não necessariamente.

"As taxas de juros estão decrescentes no País e toda aplicação financeira tem um componente de risco, exceto a caderneta de poupança que oferece um rendimento que não serve de parâmetro para essa comparação. De qualquer forma, essa é uma decisão pessoal e depende do perfil do investidor", explica.

O consumidor deve avaliar o melhor momento para a compra do imóvel. "O mercado imobiliário no Brasil ainda tem um espaço significativo para crescimento nos próximos anos, considerando que o crédito imobiliário no País ainda está muito abaixo do potencial do nosso mercado. A crise financeira reduziu a velocidade de crescimento, mas não estamos enfrentando os mesmos problemas verificados em outros países", diz a assessoria da Caixa.

Na comparação entre financiamento e aluguel, a instituição não tem dúvidas. "A Caixa não alterou as taxas de financiamento e essa opção é a mais favorável, considerando que neste caso a pessoa está adquirindo um bem", finaliza.

veja também