Novas regras do Fies devem ampliar financiamento para 200 mil contratos anuais

Novas regras do Fies devem ampliar financiamento para 200 mil contratos anuais

Atualizado: Quarta-feira, 27 Janeiro de 2010 as 12

No title Anunciadas pelo Ministério da Educação na última terça-feira (26), as novas regras do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) devem ampliar em seis vezes o número de beneficiários do programa, saindo dos atuais 35 mil contratos anuais para 200 mil novos contratos por ano.

Além disso, de acordo com o Ministério da Educação, com as mudanças, espera-se que a concessão de crédito se torne mais rápida.

"Muitos estudantes ainda têm temor de fazer o financiamento e nós precisamos vencer isso mostrando que a taxa de juros foi reduzida e o prazo de carência e de quitação da dívida foram ampliados", disse, conforme publicado pela Agência Brasil, a secretária de Ensino Superior, Maria Paula Bucci.

Mudanças

O Fies é um programa do governo federal que permite aos universitários financiar os estudos em um curso superior de instituições particulares. Entre as mudanças propostas está a redução da taxa de juros de 6,5% para 3,5% ao ano, inclusive para o saldo devedor de contratos antigos.

Além de contar com juros menores, o beneficiário do programa também terá um prazo maior pra quitar a dívida, três vezes o período do curso (antes era de duas vezes), sendo que estudantes de licenciatura e medicina poderão abater 1% ao mês de suas dívidas, caso optem por trabalhar, respectivamente, na educação básica pública ou em áreas de assistência definidas pelo Ministério da Saúde.

Outra mudança é no processo de seleção, que antes era feito no início de cada semestre e agora poderá ser feito a qualquer momento, bastando, a partir de março, procurar uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

Por: Gladys Ferraz Magalhães

Foto: Estadão

veja também