Novo método de laqueadura chega ao Brasil

Novo método de laqueadura chega ao Brasil

Atualizado: Terça-feira, 29 Março de 2011 as 10:48

Até hoje, a mulher que optava pela laqueadura precisava ter certeza absoluta que o projeto de ter filhos estava finalizado. Explica-se: no método tradicional, a reversão é quase impossível. Agora não mais. Acaba de chegar ao Brasil um método contraceptivo, o Filshie Clip, da Femcare-Nikomed, que oferece mais chances de reversão.

Utilizado desde 1975 na Europa e 1997 nos Estados Unidos, o Filshie Clip é um mecanismo que prensa as trompas de forma que apenas 4 milímetros ficam danificados - até agora era em torno de 5 centímetros. Com essa redução do dano, a possibilidade de reversão do processo chega a 90%. Mas isso não significa que você deve fazer a microcirurgia já pensando em revertê-la. Em 10% dos casos, não é possível voltar atrás.

O clipe pode ser implantado por meio de microlaparoscopia, com um furo de 2 milímetros na altura do umbigo. Segundo Waldir Modotti, ginecologista, professor da Unesp de Botucatu e autor de uma tese sobre o produto, o procedimento utiliza apenas anestesia local e sedação, dura cerca de sete minutos e não exige internação - a paciente recebe alta em cerca de seis horas. Sua eficácia como contraceptivo é de 99,76%. O produto vai estar disponível para venda em até 40 dias e os preços variarão de R$ 1.000,00 a R$ 1.600,00.

veja também