O charme das paredes no visual do ambiente

O charme das paredes no visual do ambiente

Atualizado: Quarta-feira, 26 Maio de 2010 as 8:47

Muitas vezes reparamos em cada detalhe do nosso imóvel, queremos transformá-lo e não sabemos por onde começar. Mas tenha a certeza, basta mudar algo na parede para dar nova feição ao espaço. Atualmente, existem inúmeras opções de adesivos, papéis de parede, texturas, pedras e até mesmo as cores, essas em especial, têm consigo o poder de modificar principalmente o humor das pessoas, então, muito cuidado na hora de escolher os matizes e seus tons.

Os adesivos decorativos, disponíveis até para eletrodomésticos, são alternativas cada vez mais em alta e seguem dos estilos tradicionais barrocos às criações gráficas modernas, dando um ar criativo ao ambiente. "Opções mais em conta, rápidas e de fácil instalação, os adesivos são capazes de transformar os ambientes em mais contemporâneos e personalizados, o que os tornam mais exclusivos. Além de serem facilmente removidos e de baixo custo, possibilitando a troca em curtos períodos", comenta a decoradora Juliana Serra.

Papéis de parede, ao contrário dos adesivos que são colocados apenas em pequenas extensões do interior, voltaram a ser tendência. Encontramos alternativas modernas, estampas inusitadas, grafismos diferentes, cores em diversos tons e texturas rugosas que imitam tecido, todos dando um ar sofisticado na dimensão completa das paredes. O preço varia muito do metro quadrado de uma marca para a outra.

Aos que preferem texturas, hoje em dia, são disponibilizadas desde as mais simples, trabalhadas com massa, até sofisticados acabamentos que simulam mármore ou inox. As texturas em latas, das marcas de tinta mais tradicionais, têm o preço mais acessível, porém, é necessário um bom profissional para aplicá-las, caso contrário o resultado pode ficar totalmente diferente da amostra que foi vendida e não agradar o cliente que acabou criando uma expectativa em cima do resultado.

Segundo Andréa Massinelli, designer de interiores, recentemente coordenadora de um projeto de reforma, o hábito de aplicar texturização nas paredes veio com os costumes dos europeus para prevenir a umidade e chegou ao Brasil nos anos 90. "O Objetivo é destacar a parede mais imponente do ambiente com uma cor mais forte. Os mais utilizados são os efeitos esfumaçados, envelhecidos, manchados e aveludados", comenta.

Além das ideias mais tradicionais, existem propostas como o marmourem, uma espécie de textura trazida da Itália, feita com uma massa de gesso que depois de aplicada é queimada e pintada, adequando-se ao gosto de cada um. "A parede fica com aspecto de marmorizada, e pode ser feita com ou sem brilho. O preço é acessível, um pouco mais cara que a textura comum, e mais em conta que o mármore", sugere Juliana.

As pedras são ótimas sugestões, porém mais caras. Segundo Pryscila Tornelli, designer de interiores, depois de ficar muito tempo esquecidas, elas voltaram com força total como opção de decoração em paredes. São capazes de deixar o ambiente lindo, com um tom mais sombrio e frio, no entanto, propiciando um ar de requinte.

Entre as mais conhecidas está a canjiquinha - filetes instalados em camadas são encontrados nos tons de pedra São Tomé, puxados para o tom de bege; Mármore Travertino Romano, mais claros, compondo uma mistura de branco com cinza; Mármore Piguês Polido, bem clarinho e de aspecto liso; Pedra Mineira, acinzentada com tom mais rústico, pedra São Tomé Rústica, que possui tom de bege mais escuro e a pedra Madeira, que são maiores, no tom amarronzado.

Capaz de dar um ar rústico e ao mesmo tempo moderno às paredes, o tijolo descascado é outra opção que virou tendência, responsável por dar a sensação de ampliar o ambiente. Neste caso, é importante atentar-se ao tipo de móveis que você pretende escolher, porém, é uma opção sugestiva, de baixo custo que promete agradar o ambiente. Eles são assentados com juntas desencontradas.

Independente de qual revestimento for escolhido para a parede é importante atentar sempre às cores que serão usadas, elas influenciam muito na comodidade e no humor de cada pessoa. Por exemplo, os tons fendi, uma mistura de palheta de verde, marrom e cinza, são encontradas em versões mais claras ou mais escuras e transmitem um ambiente aconchegante, sofisticado e possibilitam a utilização de outras cores na decoração do espaço.

Já o vermelho, sugere motivação, está associado ao calor e disposição em agir. Assim como a cor vermelha, o laranja também traz a sensação de entusiasmo. Para os que querem ter a impressão de que tudo correrá bem, a cor ideal é o amarelo. Se você quer ter um local que traga consigo a imagem de um ambiente de proteção, propicio para tomar decisões, não deixe de aplicar as tonalidades do verde. O azul é a cor que transmite tranquilidade, serenidade e confiança. E, por fim o branco, que dá sensação de limpeza e paz.

Por: Débora Ferreira

veja também