O homem da sua vida se parece com seu pai?

O homem da sua vida se parece com seu pai?

Atualizado: Segunda-feira, 4 Outubro de 2010 as 5:16

O homem da sua vida se parece com seu pai? Freud explica, ou não necessariamente ele, mas um estudo da Universidade de St Andrews aponta para esse dado já conhecido de muita gente: na hora de escolher um parceiro somos mais propensos a procurar pessoas que se assemelhem com nossos pais.

David Perett, o pesquisador que conduziu o estudo, diz que algumas recordações da nossa infância ficam registradas em nosso cérebro, de maneira que as pessoas reconheçam as feições dos pais desde cedo. Esse seria um dos fatores que levam a escolha de parceiros parecidos com eles.

A pesquisa entrevistou 300 homens e 400 mulheres que mantinham um relacionamento sobre a cor dos olhos e cabelos dos seus parceiros e percebeu que a tendência era repetir a cor dos olhos e cabelos do progenitor do sexo oposto. Numa pesquisa paralela estudiosos da Universidade de Pecs, na Hungria, compararam fotografias de maridos e esposas com as dos seus sogros e perceberam que as feições do rosto também tendiam a se repetir.

O estudo tem fundamento, mas a gente fica se perguntando como funciona quando a escolha das pessoas simplesmente não conheceram seus pais. Seria uma incógnita na vida dessas pessoas?

veja também