O melhor amigo do seu filho pode incentivá-lo a praticar esportes

O melhor amigo do seu filho pode incentivá-lo a praticar esportes

Atualizado: Quinta-feira, 31 Março de 2011 as 10:24

Uma pesquisa da Universidade de Bristol, no Reino Unido, mostrou que quando o melhor amigo do seu filho gosta de praticar algum tipo de esporte , as chances dele também ser mais ativo são maiores.

O estudo foi feito com 986 crianças de 10 anos que forneceram dados do dia a dia com seus melhores amigos, como onde se conheceram, quantas vezes participaram de atividades físicas juntos, etc. O resultado mostrou que cerca de 470 delas contaram que praticavam atividades físicas e eram incentivadas porque o melhor amigo também gostava de fazer esportes.

Mas, o que fazer se o seu filho e os amigos gostam de passar o dia todo jogando vídeo e assistindo televisão? “Para começar a gostar de esportes, a criança precisa sair dessa comodidade. Para isso, tem que ter incentivo, que é papel dos pais”, conta Julia Kater Milani, psicomotricista, da Casa Movimento (SP).

Proponha uma gincana no quintal da sua casa, no parque ou na parte social do prédio. Pode ser a brincadeira de caça ao tesouro e aproveite para esconder cada pista bem longe da outra para que as crianças corram bastante. Siga o mestre, pega-pega, esconde-esconde... As opções são muitas e não tem criança que não goste de uma bagunça, não é mesmo?

Não precisa ser apenas esporte, o que vale mesmo é se movimentar . “Aos poucos, o interesse vai se despertando e eles vão se apaixonando pelas atividades”, conta Julia.

Se o seu filho é da turma do futebol, do vôlei, da natação e adora praticar esporte, você já sabe o que tem que fazer: incentivar o melhor amigo dele a participar junto. Assim, a brincadeira vai ficar ainda mais legal!

veja também