O nome de Deus - conclusão - Coluna Erasmo Miranda

O nome de Deus - conclusão - Coluna Erasmo Miranda

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

"Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez" (João 1:2-3).

Livro de João

6:35 "E Jesus lhes disse: Eu Sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede". (EU SOU - Ele é o nosso pão e a nossa água; nos satisfaz totalmente: corpo, alma e espírito).

8:12 "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu Sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". (EU SOU - Ele é a luz do mundo, nEle não há escuridão, nem brecha para incredulidade).

8:58 "Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, Eu Sou". (EU SOU - Nunca existiu, não existe, e nunca existirá, alguém maior do que Jesus).

9:9 "Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou Eu". (EU SOU - Ele é a Palavra de Deus, o cumprimento de todas as profecias).

10:7 "Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que Eu Sou a porta das ovelhas". (EU SOU - Ele é a porta que conduz ao céu, à presença do Pai).

10:11 "Eu Sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas". (EU SOU - Ele é o bom pastor, aquEle que supre todas as necessidades de suas ovelhas).

11:25 "Disse-lhe Jesus: Eu Sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá". (EU SOU - Ele é a vida eterna, para todos que nEle crerem).

13:13 "Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque Eu o Sou". (EU SOU - Ele é o Mestre dos mestres, o esclarecimento de todas as questões, que se referem ao nosso viver; nEle não somos confundidos).

13:19 "Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que Eu Sou". (EU SOU - Ele é o Maior dos profetas, e a Maior das profecias, as quais Ele tem prazer em anunciar aos Seus amigos).

14:6 "Disse-lhe Jesus: Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". (EU SOU - Ele é o Caminho, o único, sem nenhum atalho. Ele é a Verdade, a única, sem nada para contradizê-la. Ele é a Vida, a única, a qual nunca termina, salta daqui para a eternidade).

15:1 "EU Sou a videira verdadeira e meu Pai é o lavrador". (EU SOU - Ele é a Videira Verdadeira, a fonte de toda a nossa energia, que é manifestada pelo Espírito Santo, pois sem Ele não podemos fazer nada).

Esta relação de versículos, que se encontra no Evangelho de João, demonstra a natureza do Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Sem fazer uma contagem exata, acredito que este livro é o que mais expressa o nome de Deus: EU SOU. O que nos dá total autoridade, para afirmarmos que Jesus Cristo é o "Grande Eu Sou", a manifestação de Deus ao mundo; tudo foi feito por Ele, e sem Ele, nada do que foi feito se fez.

A vida sem Jesus é incompleta, um sofrimento, pois Ele veio ao mundo para cumprir a vontade do Pai, que é nos dar vida, e vida em abundância. Esta vida é muito maior do que se pode imaginar, ela vai além do mundo físico, além do mundo material, os quais são abrangidos pelo espiritual. A satisfação que ela traz é completa em todas as questões que envolvem não só este mundo, mas também toda a eternidade. Ela permite passar pelas aflições deste mundo, sem sermos cegados em nosso entendimento, tornando-nos sensíveis à presença do Nosso Grande Eu Sou.

Sendo assim, concluo que, aquele que vive neste mundo e sofre algum tipo de falta (veja bem, passamos por faltas neste mundo, porém, não podemos viver sofrendo estas faltas, como se Deus fosse ausente em nossa vida), em alguma área da sua vida, não tem em si a revelação completa de Jesus Cristo, o "Grande Eu Sou". Ou seja, vive neste mundo de forma incompleta, privando-se de viver de forma abençoada e abençoadora, de forma completa, uma vida plena de felicidade, mesmo em meio às adversidades.

Eu não sei qual é a falta que te aflige, a que você vem sofrendo dia-após-dia. Talvez ela até esteja relacionada nos versículos acima: necessidades básicas, necessidades secundárias, iluminação, compreensão, salvação, suprimento, fé, instrução, intimidade, direção, força, e tantas outras que não estejam relacionadas. Porém, uma coisa eu sei, e isto eu afirmo com toda a certeza: Jesus Cristo, para todas estas faltas, Ele é o "EU SOU" - conforme os parênteses nos versículos acima, segundo minha interpretação. No entanto, deixe-se dominar pelo Espírito Santo e faça a sua interpretação, sinta-se evolvido pelo Nosso Pai de Amor, que sabe dar boas dádivas aos Seus filhos; quanto mais quando pedimos em Nome de Jesus o Amém do Pai para todas as coisas.

Pai Santo, eu quero Te louvar e agradecer, por Jesus Cristo, Resposta Certa para todas as minhas carências, o meu "Grande Eu Sou", amém.

"Abençoe-nos Deus, e todos os confins da terra O temerão." (Salmo 67:7)

Erasmo Miranda de Araújo é presbítero e trabalha nos ministérios de Ação Social e Ensino.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições