O que acontece no quarto, quinto e sexto meses da gravidez?

O que acontece no quarto, quinto e sexto meses da gravidez?

Atualizado: Sexta-feira, 14 Agosto de 2009 as 12

Trata-se de uma fase muito boa da gravidez, até por que primeiro os enjôos melhoraram. Você já sente seu bebê se mexendo e todos percebem que você está grávida, pois sua barriga está crescendo. Seu bebê já tem sobrancelhas e cílios, mexe as mãos, dá chutes e faz caretas. Ele também ouve os barulhos do lado de fora da barriga, soluça e até abre e fecha os olhinhos.

Mas nesta fase, o seu peso e medidas aumentam mais. Hora que bate o desespero pois suas roupas não entram mais e você vai precisar procurar uma loja especilizada em moda gestante.

Acompanhe seu ganho de peso para mantê-lo adequado. Em todas as consultas, devem ser verificados o seu peso e sua pressão arterial. Deve ser escutado o coração do bebê e a sua barriga deve ser medida.

Segue abaixo alguns sintomas do que pode acontecer normalmente nesta fase e como fazer para melhorar:

1) Azia e má digestão: Faça pequenas refeições várias vezes ao dia, mastigando bem os alimentos. Evite alimentos gordurosos ou muito doces e com temperos fortes e picantes, além de café e refrigerantes. Beba bastante água entre as refeições.

Evite deitar logo após as refeições.

2) Hemorróidas e prisão de ventre: Consuma alimentos ricos em fibras como: feijões, cereais integrais, frutas com casca, legumes e vegetais crus. Evite temperos picantes e doces concentrados. Beba bastante água entre as refeições. Faça exercícios físicos apropriados para gestantes.

3) Gases: Faça exercícios físicos apropriados para gestantes.

4) Cãibras:  Faça massagem nas pernas

Dores nas costas:  Espreguice e estique a coluna.

5) Varizes: Faça pequenas caminhadas e descanse com as pernas para cima. Isto vai melhorar a circulação.

veja também