O que as argilas podem fazer pela sua beleza

O que as argilas podem fazer pela sua beleza

Atualizado: Terça-feira, 12 Fevereiro de 2008 as 12

O que as argilas podem fazer pela sua beleza

Por Myrian Rosário

 

As terapias à base de argila têm vasta aplicação na área Estética. Existem vários tipos de argila e sua composição química não se altera muito. As diferenças mais sensíveis dizem respeito à procedência, pureza e concentração de seus elementos. A argila é retirada de solos profundos, são micronizadas e purificadas para utilização. Algumas são também esterilizadas com raios gama com comprimento de onda suficiente para eliminar bactérias.

De acordo coma professora de Cosmetologia e Estética Kátia Nunes, os principais efeitos obtidos com argila nos tratamentos estéticos são:

•   Ação ativadora da circulação sangüínea: quando aplicada sobre a pele, a argila promove um aumento da circulação superficial, favorecendo maior aporte de oxigênio e nutrientes necessários ao metabolismo celular, trazendo benefícios a diversos tratamentos em estética, como os de envelhecimento cutâneo, acne, celulite, flacidez etc.

•   Ação desintoxicante: a argila funciona como desintoxicante metabólico capilar, facial e corporal. "Essa ação se dá devido à sua capacidade de adsorção de toxinas. Quando aplicada na superfície cutânea, ela estabelece um sistema de troca, onde retira as impurezas da pele, deixando, em troca, elementos naturais indispensáveis ao metabolismo orgânico", observa Kátia Nunes. Nos cabelos, a argila tem ação sebo-reguladora e estimulante do crescimento dos fios. No corpo age como depurativo e desintoxicante, além de promover a quebra de gorduras. No rosto tem ação cicatrizante, secativa e tensora, sendo excelente para peles asfícticas.

•   Ação microabrasiva da camada córnea: a argila possui partículas micronizadas capazes de efetuar uma esfoliação suave na superfície cutânea, permitindo uma homogeneização da pele. Ela age como um esfoliante suave ou peeling biológico, removendo asperezas e deixando a pele macia e cheia de viço. 

veja também