O que fazer quando se está interessada em um amigo

O que fazer quando se está interessada em um amigo

Atualizado: Quarta-feira, 11 Fevereiro de 2009 as 12

Não é muito difícil acontecer de dois amigos se apaixonarem; o problema é quando uma das partes não é correspondida. O medo de perder a amizade faz com que muitas pessoas guardem o sentimento. Algumas chegam até a nutrir um amor platônico durante anos, se privando da felicidade de amarem e serem amadas.

A psicóloga Érica Pinheiro afirma que é um erro muito grande guardar um sentimento como esse. "Quando se ama, por mais que haja risco de perder a amizade, é importante externar esse sentimento."

Ela afirma que é preciso ter certeza do que realmente se sente e deixar claro que, independente da decisão que for tomada, a amizade não será afetada. "Quem sabe ele também não sente o mesmo? Mas você só saberá se externar esse sentimento."

A Promotora de Eventos, Vivian Vasconcellos, 24 anos, afirma que já passou por essa situação, mas errou por não ter contado para a pessoa.

"Eu tinha 19 anos quando me interessei por *Gilberto, mas tinha muito medo de que ele descobrisse e nossa amizade fosse desfeita. Fiquei mais de um ano escondendo esse sentimento; ele nunca desconfiou. Para minha surpresa, ele começou a namorar uma amiga nossa; sofri demais. Hoje não cometeria o mesmo erro, pois sei que se tivesse falado o fim poderia ser outro", conta.

Hoje, Janaína não aconselha ninguém a agir como ela. "Uma amiga estava interessada em um amigo, veio me pedir conselhos sobre o que fazer e eu fui clara e direta quando disse para ela se declarar. Fiquei muito feliz por ela, pois seguiu meu conselho e descobriu que o amigo dela, atualmente namorado, também sentia o mesmo. Me arrependo muito por não ter contado do meu amor, mas na vida tudo serve de lição", conclui.

Casos como o de Janaína são comuns, porém a psicóloga afirma que é preciso saber agir para que, assim como aconteceu com a promotora de eventos, não se arrependa depois.

* Nome fictício

veja também