O que fazer se o carro ficou alagado numa enchente?

O que fazer se o carro ficou alagado numa enchente?

Atualizado: Quinta-feira, 28 Abril de 2011 as 11:29

Seu carro ficou alagado depois daquela chuva horrível e você não sabe o que fazer? Será que o seu   seguro vai cobrir o prejuízo ? A Superintendência de Seguros Privados (Susep) determina que um dos riscos básicos que o seguro é obrigado a cobrir é a submersão do veículo. Assim, se água invadiu o carro, a seguradora estaria obrigada a cobrir. Contudo, cada tipo de proteção contratada deve estar escrita na apólice do seguro. Caso   não conste no contrato , a seguradora   não é obrigada a pagar .

Segundo Márcia Velasco Soto, advogada e consultora, mesmo com a previsão de cobertura de enchentes, a seguradora não paga se houver o agravamento de risco, ou seja, quando o segurado faz algo que aumente o risco na enchente, como, por exemplo, atravessar um trecho alagado.

Em todos os casos, para acionar o seguro, a pessoa deve   avisar a seguradora e agendar uma vistoria de avaliação   dos danos. Se forem parciais, a seguradora pagará o valor do conserto descontando a franquia. Se houver perda total a indenização será integral.  

veja também