O valor da história

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:09

Helena Tannure, em seu blog, escreveu, em 2011, um artigo em que compartilha uma das experiências vividas em família.

No texto, ela mostra como aprendeu que as histórias vividas em família são mais importantes que os bens materiais que os pais dão aos filhos.

Confira o artigo:

Nós, como pais tentando acertar, cometemos graves erros; nos desdobramos para proporcionar aos nossos filhos tudo o que não tivemos, queremos protegê-los, presenteá-los e acabamos exagerando.

O resultado disso, na maioria das vezes, são “pessoinhas” mimadas, egoístas e que não sabem lidar com o não. Fatalmente se tornarão adultos despreparados para a vida.

Ultimamente nossos passeios semanais em família têm se restringido aos redutos mais comuns como Shopping, cinema, lugar de jogos e o tradicional MacDonalds; mas ontem resolvemos fazer diferente!

Assim que expus meu plano senti espanto e certo desânimo nos olhos da minha turminha, mas não fui intimidada!

Pegamos um ônibus e rumamos para o Centro de Belo Horizonte. Como todo centro de metrópole, você pode imaginar barulho, sujeira, trânsito intenso de veículos e pessoas, algo não muito frequente na vida de nossos filhos!

Assim que descemos do ônibus eles queriam saber nosso destino. Eu e o João, despreocupadamente respondemos: Vamos andar por aí…

Logo na esquina próxima conhecemos o Sr José Luis, deficiente visual que, animadamente vendia, entre outros apetrechos, cadarços coloridos! Eu disse para as crianças: Quem quiser comprar cadarços coloridos em BH, só aqui no Centro! Não encontramos nos Shoppings. Muito interessados, logo começaram a escolher, era o princípio da aventura!

Em seguida passamos pela minúscula loja onde eu havia comprado os chapéus para minha mãe e sogra e minhas luvas que usamos em meu casamento! Hoje, a loja é especializada em artigos teatrais, o que gerou bastante animação e compras originais!

Passamos também pela loja onde fiz o enxoval pessoal do João Lucio, em frente ao prédio onde, na adolescência, eu frequentava o dentista.

Depois entramos em uma pastelaria popular onde minha mãe me levava quando era criança, apresentamos a eles lugares onde aconteceram fatos divertidos quando ainda éramos adolescentes, paramos para lanchar no primeiro MacDonalds que entramos em nossas vidas e finalizamos o passeio visitando o hotel onde eu e o João tivemos nossa noite de núpcias, inclusive pudemos entrar, com eles, dentro de um dos quartos!

Tudo isso cercado de muitas histórias e lembranças!

Quando terminamos o passeio eu tinha a certeza de que tinha dado aos meus filhos muito mais que diversão, tinha compartilhado com eles mais um pedaço da nossa história antes deles!

Para descobrirmos aonde desejamos ir é importante saber de onde viemos. Foi maravilhoso ouvir da Clara, a mais velha: Este foi o melhor passeio que já fizemos!

Uma convicção se confirmou em meu coração: Patrimônio não é o maior legado que posso deixar para os meus filhos; as experiências que proporciono a eles, essas sim, são matéria prima para que eles construam sua própria história!

Pense nisso! O tênis de marca ou o celular podem ser levados pelo assaltante, mas as histórias e vivências ninguém pode tirar de quem você ama!

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições