Organize sua vida profissional 40e pessoal!41

Organize sua vida profissional 40e pessoal!41

Atualizado: Segunda-feira, 7 Dezembro de 2009 as 12

Pare de sentir-se escrava do relógio e aprenda a usar o tempo a seu favor - no trabalho e na vida

Use o seu tempo com inteligência

Faltam apenas dez minutos para acabar o expediente e você tem a sensação que não produziu nada? ''Ao contrário do que se diz, tempo não é só dinheiro: é muito mais que isso. Tempo é vida, e o valor da vida não tem preço'', afirma Jaime Wagner, autor do livro A Arte de Planejar o Tempo (Ed. Literalis, R$ 39).

Para que você não se perca com o correr dos ponteiros, a especialista Manuela Victora, da PowerSelf - Planejamento Pessoal e Gestão do Tempo, de Porto Alegre, selecionou algumas dicas especiais. Confira nos slides a seguir:

1. Atenção

Esteja atenta aos contatos feitos durante o dia e anote as informações relevantes - obtidas ou dadas. Em um caderno, aponte tudo o que aconteceu. Escreva a data na parte de cima de cada nova folha. Assim, você pode recuperar fatos rapidamente.

2. Planejamento

Atitudes para serem feitas todo dia:

Dedique pelo menos dez minutos para fazer uma lista do que quer ou precisa fazer. Valorize cada item (A: urgente, B: importante, C: urgente, mas não importante). Numere os itens de acordo com sua prioridade (A1, A2, B1, B2, C1, C2, C3,...). 3. Reflexão

Pare um dia, durante uma hora, para refletir sobre valores e princípios. Pergunte-se: ''o que eu valorizo?'', ''o que quero para mim?'', ''como chegar lá?''. Descreva cada resposta de forma afirmativa, como se já fizesse tudo o que deveria para ser melhor. Isso nos faz perceber o que realmente importa.

por: Flávia Werlang e Glau Gasparetto

veja também