Ortopedista alerta para uso constante de salto alto

Ortopedista alerta para uso constante de salto alto

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Marco da elegância e charme feminino, o salto alto também pode ser um vilão para a saúde da mulher. O uso contínuo desse tipo de sapato acarreta inúmeros problemas na coluna, joelhos, e pés. O que ocorre na maioria dos casos é o encurtamento do tendão de aquiles - tecido que conecta o osso do calcanhar e o músculo da panturrilha.

Com o salto alto os dedos são forçados, pois o peso do corpo fica concentrado neles tirando a total participação do calcanhar, o que gera mais desconforto e problemas, principalmente dores na região da frente do pé.

Segundo o Dr. Rene Abdalla, ortopedista do HCor - Hospital do Coração, o número de mulheres com lesões de joelho cresceu nos últimos três anos. "O uso de sapato inadequado, especialmente o de salto alto e bico fino, pode desencadear uma série de danos de ordem funcional e estrutural em curto e médio prazo", explica.

O ortopedista ainda faz um alerta. "A tendinite de aquiles ou de calcâneo intensifica a presença de dor na parte de trás da perna, praticamente imobilizando a paciente por um período que pode levar de alguns minutos até dias. A dor indica inflamação desse que é o tendão mais potente do corpo humano", acrescenta.

O pé funciona como uma alavanca impulsionada pelos dedos, que precisam de espaço para se movimentar e garantir a troca de passos. Mas, quando estão apertados dentro dos sapatos, perdem a força de arranque e favorecem a pressão inadequada e a formação de calosidades.

Mas apesar de todas as críticas aos sapatos de salto alto, é impossível deixar de usá-lo. Entretanto, para que o uso não seja totalmente proibido, tem de haver uma certa coerência. Dr. Abdalla, que realiza mais de 600 cirurgias de joelho por ano, recomenda algumas modificações, a fim dos problemas diminuírem e não contra-indicar seu uso.

Problemas mais comuns apresentados:

Encurtamento do tendão de aquiles; Calos nos dedos; Tendinites; Má circulação - o que ocasiona varizes; Dor na região da frente do pé. Sugestões:

Alternar a altura do salto; Preferir os saltos plataformas; Após o uso do salto, massagear os pés; Alongar a panturrilha; Para longas distâncias prefira os saltos baixos ou o uso de tênis.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições