Os beneficios do Chocolate na estética

Os beneficios do Chocolate na estética

Atualizado: Terça-feira, 19 Fevereiro de 2008 as 12

Myrian Rosário

       

Durante a Páscoa, quem tem medo de engordar enfrenta um dilema causado pelo sabor incomparável do chocolate e as calorias contidas nele. Comer ou não comer: eis a questão? Mas será que o chocolate, além de gostoso, só faz engordar?  

"Uma barra de 100 gramas de chocolate ao leite contém 29 gramas de gordura, um pecado na mesa dos que querem emagrecer, mas é um prato cheio para as peles ressecadas, desnutridas e fotoenvelhecidas", declara a professora de Estética e Cosmetologia Kátia Nunes.

Segundo a especialista, as gorduras presentes na massa do cacau formam uma barreira protetora que não deixa a umidade natural da pele escapar. "Por sua ação nutritiva, o chocolate deixa a pele bem umectada com brilho, grande viço e vida, tornando-a macia e aveludada".

Vale destacar também o apelo sensorial que envolve o chocolate, causando sensação agradável. "Há quem afirme que o aroma do chocolate é capaz de ativar as zonas de prazer do cérebro. Ele desperta lembranças agradáveis de sonhos da infância, adolescência e fase adulta", declara Kátia. Tais sensações despertadas pelo olfato - e não apenas pelo paladar - podem ser obtidas pelo uso de cosméticos à base de chocolate.  

Banhos de espuma, sabonetes líquidos e em barra, gomagens, esfoliantes, máscaras, leites e emulsões hidratantes à base de chocolate são a aposta da indústria de cosméticos. Os produtos prometem hidratar, deixando no corpo um perfume inconfundível. A idéia de utilizar chocolate na estética não nem um pouco nova. Segundo ela, Cleópatra já udsa chocolate em seus banhos de beleza.

De acordo com Kátia Nunes, os banhos de espuma de chocolate geram uma sensação de relaxamento e bem-estar físico e psicológico, que permeiam todo o ambiente. "Não é à toa que, vira e mexe, o chocolate é propagado como afrodisíaco, pois desperta a libido e a produção de serotonina, substância conhecida como hormônio da felicidade, causando uma enorme sensação de prazer, presente em alguns momentos da nossa vida, como durante o orgasmo. É daí que vêm as histórias de que uma barra de chocolate ou uma caixa de bombom para algumas mulheres substitui uma relação sexual", observa a professora.

veja também