Os perigos do uso da maquiagem na infância

Os perigos do uso da maquiagem na infância

Atualizado: Quinta-feira, 5 Março de 2009 as 12

A maquiagem ressalta a beleza e encobre algumas imperfeições. Muito presente no dia a dia das mulheres, o hábito de se pintar deve ser evitado por crianças.

"Cada vez mais, meninas dos cinco aos doze anos se maquiam diariamente. A maioria utiliza produtos da mãe que são indicados para peles adultas", comenta o dermatologista Cesar Cuono.

Por mais que os cosméticos passem por evoluções, diminuindo a possibilidade de alergias, não há no mercado maquiagem desenvolvida especificamente para crianças. "Nesta fase da vida, a pele está em constante transformação e o uso precoce destes produtos pode provocar sérias alergias em forma de coceiras e vermelhidão", alerta o médico.

Outro problema dessa utilização indevida da maquiagem é o fato das crianças não terem o cuidado e a preocupação de remover o make que tapa os poros e impede a respiração correta da derme. "A médio e longo prazo, a pele poderá desenvolver acne cosmética, antecipando um quadro que só deveria ter início na adolescência, com os primeiros ciclos menstruais".

"Impedir que as filhas se maquiem é difícil para os pais, mas regular a quantidade de vezes que isso acontece é essencial para a saúde da pele. Batons à base de frutas e do tipo gloss podem ser utilizados, pois apresentam pouca durabilidade quando aplicados e suas fórmulas são mais leves e menos irritativas", conclui.

* Dr. Cesar Cuono é dermatologista formado pela USP - Universidade de São Paulo - com 28 anos de experiência na área e especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Fonte : Porta-Voz

veja também