Outono: tempo de eliminar os estragos do sol na pele!

Outono: tempo de eliminar os estragos do sol na pele!

Atualizado: Quarta-feira, 26 Março de 2008 as 12

O outono acaba de chegar. É hora de cuidar da pele e corrigir  os "estragos" causados pelo excesso de sol. O Médico Cosmiatra e Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Dr. Jardis Volpe, dá algumas dicas para quem abusou do sol nesse verão:

1) Conscientize-se: horas a mais no sol são rugas a mais na pele. Se você quiser conservar a beleza de uma pele jovem, deixe de lado essas horas a mais na praia ou na piscina. Opte por horários antes das 10h ou após 16h, com exposições curtas de 20 a 30 minutos e com protetor solar. Nada de óleos ou receitas caseiras para se queimar.

2) Hidrate bem sua pele: o mais importante é deixar a pele hidratada, pois ela pode ter ficado ressecada pela excessiva exposição solar. Pense também no inverno, quando  a pele também pode se ressecar mais. Alguns princípios novos de hidratação, como o Aquaporine, aumentam o fluxo de água nas camadas mais profundas da pele.

3) Use produtos com ácidos fracos: o outono já é uma boa hora para se começar a usar produtos para ajudar na renovação celular e controlar os danos causados pelo sol, a fim de se prevenir o envelhecimento da pele. Alfahidroxiácidos, como o ácido mandélico e o glicólico, podem ser usados em concentrações baixas em cremes manipulados, todas as noites.

4) Abuse dos lasers: esta é a época certa para se começar um tratamento para clarear as manchas herdadas no verão. Aparelhos de alta tecnologia, como a luz pulsada de quarta geração (Limelight) removem as manchas sem machucar a pele. As manchas do rosto, colo e mãos podem ser removidas entre três e quatro sessões quinzenais.

5) Invista no colágeno: lasers que estimulam o colágeno, como é o caso do laser Titan, podem ser usados para regenerar as fibras colágenas destruídas pela ação dos raios UV. Esse aparelho de infravermelho consegue, a partir de um aquecimento da derme, reconstruir as fibras quebradas, aumentando a união entre elas e diminuindo ou retardando a flacidez da pele. A novidade dessa estação é um laser fracionado chamado DOT. O aparelho italiano faz micro pontos na pele, como se fossem pixels de televisão, e funcionam bem para remover rugas, como os pés-de-galinha ou rugas ao redor da boca.

6) Cuide do corpo: os excessos das férias podem ter resultado em quilinhos extras. Beba bastante liquido e evite bebidas gasosas. Para melhorar no remodelamento do corpo, opte pelo Velashape. Esse equipamento emite luz infravermelha que trabalha a flacidez e celulite do corpo, ajudando a melhorar o contorno.

veja também