Pais devem falar sempre a verdade

Pais devem falar sempre a verdade

Atualizado: Sexta-feira, 20 Agosto de 2010 as 8:36

Morando apenas com a mãe desde que nasceu, Maria de Andrade quis saber, quando tinha 3 anos, por que seus pais não viviam juntos. A mãe, a designer gráfica Carla Gonçalves, explicou que "certo dia, ainda quando Maria não havia nascido, mamãe e papai conversaram e decidiram que seriam mais felizes se morassem em casas diferentes". Aos 5 anos, a dúvida de Maria era outra. "Por que tenho de morar mais com você do que com meu pai?" A mãe sentou com a filha e explicou que papai e mamãe decidiram que ela, Maria, viveria com a mãe enquanto fosse pequena.

Crianças são curiosas. Perguntam sobre tudo. Querem saber tudo. As respostas precisam ser sinceras, porém simples. À medida que o interesse delas por determinado assunto cresce, o tamanho das respostas o acompanha. O mais importante é falar sempre a verdade, uma tarefa nem sempre fácil quando a criança é muito pequena e o assunto mais complicado, como morte, adoção, sexo ou separação dos pais. "Por isso é muito comum os filhos nessa fase ficarem sem respostas. Os pais ou acham que eles não entendem ou temem o sofrimento deles", diz Leonardo Posternak, pediatra, psicanalista e autor do livro O Direito à Verdade — Cartas para uma Criança (Editora Globo). "A criança pequena entende tudo a sua maneira. E sofre, chora e sente raiva por ter perdido algo. É assim que aprende a lidar com seus sentimentos", completa o médico.

Momento certo

A mentira pode causar mais estragos do que se imagina. Porque o que está em jogo nas conversas difíceis é a credibilidade da palavra dos pais. Se o assunto é sexo, não é preciso se antecipar à curiosidade da criança. Espere a pergunta. Nas notícias de morte, deixe claro que a pessoa ou o animal não volta mais. No caso de a criança precisar fazer uma cirurgia, conte sobre a operação. Não pergunte se ela quer ou não fazê-la. E, na separação, não espere para contar depois que o pai ou a mãe deixar a casa. Diga quem vai sair e por quê. "Ao conhecer a verdade, os filhos estarão sendo tratados com respeito e honestidade", diz Posternak.

Pais não sabem tudo

lCriança quer saber cada coisa! Por que a Lua não cai? Como a pessoa entra no telefone para falar? Por que a luz acende? Se pais, avós e professores não sabem o que responder nessas horas, é simples: "Não sei explicar direito, mas vou saber e depois digo". Encerre a conversa, mas cumpra o prometido. Retorne ao assunto quando tiver uma resposta boa para a idade do seu filho.

veja também