Pais mostram diferenças entre os sexos na hora de brincar com os filhos

Pais mostram diferenças entre os sexos na hora de brincar com os filhos

Atualizado: Quinta-feira, 24 Junho de 2010 as 11:30

Ser mais assertivo ou mais complacente durante uma brincadeira, quem diria, ajuda as crianças a entenderem as diferenças entre os gêneros masculino e feminino. Essa foi a conclusão de uma pesquisa feita pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, que acompanhou o cotidiano de 80 casais com bebês entre 15 e 18 meses.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores compararam os momentos de brincadeira com aqueles que exigem cuidados com as crianças (como na hora de dar banho ou trocar fraldas). A análise mostrou que, na hora de cuidar do bebê, tanto os pais quanto as mães tendem a ser mais autoritários na tentativa de controlar o comportamento das crianças. Porém,durante uma brincadeira, têm mais liberdade e acabam mostrando a diferença de comportamento, ou seja, enquanto os pais são mais objetivos e dão mais ordens, as mães costumam influenciar em atitudes mais cooperativas.

Como explica Maria Helena Vilela, diretora do Instituto Kaplan - Centro de Estudos da Sexualidade Humana, o bebê já começa a perceber as diferenças entre os sexos por volta de 1 ano (o que será visto com mais clareza a partir dos 2 anos). Ele percebe isso, é claro, com base no comportamento do pai, da mãe e de outros adultos a sua volta. "A criança aprende por imitação e, consequentemente, com base no estímulo ou na repreensão dos pais", afirma.

Por: Simone Tinti

veja também