Papo de Família com o Pr. Paulo Falçarella - A mais relevante obra social que você pode fazer é cuidar da sua família!

Papo de Família com o Pr. Paulo Falçarella - A mais relevante obra social que você pode fazer é cuidar da sua família!

Atualizado: Terça-feira, 30 Dezembro de 2009 as 12

A mais relevante obra social que você pode fazer é cuidar da sua família!

"Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente" - 1 Timóteo 5:8

Esta é uma palavra de advertência às famílias cristãs, mas seu princípio se aplica a todas as famílias! Quer seja você um crente em Jesus ou não, sua família é projeto divino! E por ser um  projeto divino merece cuidados especiais. Especiais porque não se pode tratar a família de qualquer maneira.

Há que se aplicar a conhecer, entender, cuidar e promover as relações familiares. É na família que se faz o SER HUMANO. Não adianta resmungar. Nós geramos segundo a nossa espécie! Você pode tentar transferir a responsabilidade para a sociedade, para o governo, para seus ancestrais. Fato é que a cada um é dado uma oportunidade em vida para trabalhar na edificação do próximo. E quem está mais próximo do que pai, mãe e filhos?

Há milhares de instituições beneficentes neste país e dezenas de milhares ao redor do mundo que investem bilhões em moeda local para tentar aplacar as necessidades humanas. E quanto mais nascem ONGs, tanto mais cresce a aflição da humanidade. Não é isso uma incoerência? Não quero aqui desmerecer o valor das instituições de ajuda. Graças a Deus por elas! Mas a verdadeira ação social é aquela que apóia as pessoas na busca de uma infra-estrutura necessária à manutenção e às expansões de suas organizações. Não se começa uma construção pelo telhado, não é mesmo? O alicerce da saúde social é o lar estruturado.

Pare e pense: quais os fatores que têm provocado o caos social? Fome, miséria, doenças, guerras, tráfico de drogas? Na verdade, todos estes fatores são sintomas de uma sociedade que abandonou princípios básicos de vida equilibrada: o lar equilibrado!

Imagine quanto recurso e trabalho não seriam poupados, se os lares fossem estruturados.Lares onde o homem exerce seu papel de provedor em todos os sentidos: economicamente, emocionalmente e espiritualmente! Lares onde as mulheres seriam encontradas felizes, e não diminuídas, por cuidar de seus filhos e promover um ambiente de paz e harmonia. Lares que, por mais simples que fossem,os filhos jamais os trocariam  por qualquer outra proposta de acolhimento. É necessário resgatar a crença no valor que a família tem! É na família que devemos iniciar a prática da verdadeira fé.

Façamos boas obras, mas, primeiramente, sejamos bons para os da nossa própria casa. Que tal fazer sua boa ação hoje mesmo? Ao chegar a sua casa, demonstre amor através de suas palavras e gestos. Seja agradável e divirta-se com sua família. Brinque com seus filhos, elogie sua esposa, diga o quanto você admira seu marido, valorize seus pais. Uma sociedade mais justa e equilibrada não se faz com doações vultosas. Se faz, pouco a pouco, no dia-a-dia,  com amor e cuidados através dos vínculos familiares.

Paulo Falçarella é administrador, pastor, terapeuta de casais e família. É casado com Marília, há 21 anos, e tem dois filhos: Priscilla, 19 anos, e Ricardo, 17 anos.

veja também