Papo de Família com o Pr. Paulo Falçarella

Papo de Família com o Pr. Paulo Falçarella

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

Família - o melhor lugar para se investir!

Creio que você já deva ter ouvido falar no Sermão do Monte, aquela parte da Bíblia em que Jesus resume tudo o que se espera de alguém que queira viver uma vida vitoriosa. Vitoriosa aos olhos de Deus! Sim, porque o sistema deste mundo não tem nada a ver com este compêndio de vida que Jesus ensinou. Convido você a pegar sua Bíblia em casa e ler atentamente os capítulos 5 até o final do capítulo 7. Como o espaço neste momento é limitado, quero me concentrar em apenas um trecho deste belo sermão. Veja o que está escrito em Mateus, capítulo 6, verso 33: "Portanto, ponham, em primeiro lugar, na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas estas coisas."

Sem dúvida, o primeiro lugar em que Deus quer que seja feito um forte investimento é na família! Na criação, Deus deu ao homem recém-criado, sua esposa! Formada estava ali a primeira família. Deus os abençoou e lhes deu um rico destino. Toda a terra estava diante deles, para que a possuíssem e governassem. Bastava que seguissem as recomendações de Deus e tudo iria seguir muito bem. O problema foi que tanto o homem, Adão, quanto sua esposa, Eva, resolveram fazer as coisas à sua própria maneira. E todos nós sabemos o quanto isso acabou mal, não é mesmo?

Mas parece que esta lição não bastou para que a humanidade aprendesse. Hoje, muitas pessoas vivem à sua própria maneira. Não querem saber o que Deus pensa a respeito do seu viver. Unem-se da forma como acham melhor, geram filhos, muitas vezes, sem nenhum propósito, alguns, infelizmente nem se dão conta do valor de que tem uma vida para Deus e ainda abandonam sua prole à própria sorte. Seu estilo de vida não reflete os princípios ensinados por Deus, por isso vivem uma vida de dores. Ficam aflitos e não têm segurança de nada. A preocupação parece não dar trégua. É o salário que não é suficiente, é a casa própria que não se conseguiu ainda, o dinheiro para o supermercado está cada vez mais curto, a conta no banco sempre no vermelho e por aí vai a vida do homem comum, sempre debaixo de muita pressão.

Isto tudo poderia ser diferente se as pessoas dessem ouvidos às palavras de Jesus. Ele nos ensina, através do texto acima, que devemos tomar cuidado para não invertermos os valores que realmente nos dão garantia de vida de qualidade. O problema é que vivemos em uma sociedade consumista e já são muitos os que dizem em seu coração: "não tenho tempo para Deus" ou ainda, "tenho mais o que fazer do que ir à igreja", alguns ainda vociferam: "religião não paga as minhas contas". Não percebem que estão sendo engolidos pelo sistema, que exige cada vez mais de sua saúde, seu tempo, seus recursos. E o que estão recebendo em troca? Ansiedade, medo, desesperança. Jesus nos desafia a investirmos em valores eternos, por isso ele nos dá prioridades totalmente diferentes daquelas que o secularismo ensina.

Primeiro, devemos dar tempo para Deus através de uma vida de oração e leitura da Palavra. Há mais que sabedoria na Bíblia, há verdadeira fonte de vida! Em segundo lugar, a família. Sim, o lar deve ser o lugar onde vivenciamos os valores que Deus nos ensina. Afinal, é Ele que supre todas as nossas necessidades. Ou você ainda acha que é você que faz acontecer todas as coisas? Pense bem! Invista em sua família, aplicando os valores do Reino de Deus em seu dia-a-dia. O que você fizer agora terá efeito eterno. Seja para o bem, ou para o mal. Jesus disse, no versículo 21 deste mesmo capítulo: "onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês". Sinceramente, o que tem mais valor para você?

Paulo Falçarella é administrador, pastor, terapeuta de casais e família. É casado com Marília, há 21 anos, e tem dois filhos: Priscilla, 19 anos, e Ricardo, 17 anos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições