Para solteiras: Qual é a hora certa de sair de casa?

Para solteiras: Qual é a hora certa de sair de casa?

Atualizado: Segunda-feira, 9 Março de 2009 as 12

Você cresce sob os cuidados de pais atentos, mas chega uma hora em que a vontade, ou a necessidade, é "quebrar a casca" e passar a tomar conta da sua própria vida. Desta forma, muitos jovens optam em morar sozinhos, seja para estudar ou mesmo para, simplesmente, ter seu canto.

A jornalista Aline Rodrigues, de 22 anos, que morava em Campos (norte do Estado do Rio de Janeiro) com os pais, saiu de casa aos 17 para ir estudar jornalismo na capital fluminense. Ela disse que nunca pensou em passar a sua vida em Campos por não se identificar com a cidade.

De acordo com a jovem, ela sempre teve o objetivo vir morar na capital e o estudo foi uma motivação a mais. "Meus pais estudaram fora, então não foi difícil eles concordarem com a minha decisão. Sempre tive a ajuda deles para me manter no Rio e isso facilitou muito. No início senti falta dos cuidados, como a comidinha caseira, por exemplo, mas hoje já estou mais do que adaptada. Mas, claro, sinto saudade e os visito sempre que posso, e quando não dá, eles vêm para cá", conta.

Aline acredita que não tem hora certa para deixar a casa dos pais. Para ela, o importante é que a pessoa tenha a consciência de que não é tão fácil quanto parece. "Quando fico doente, por exemplo, não tenho aquele colo e o carinho típico da mãe. Você tem que ter mais disciplina também, afinal terá que fazer a sua comida, manter a casa arrumada, lavar e passar roupa. São tarefas nada agradáveis que precisam ser feitas", avisa.

Já os pais não devem impedir o filho de ser independente, mas devem aconselhá-lo e orientá-lo a tomar a melhor decisão. Se não há necessidade, por que deixar a casa dos pais? É preciso muita conversa para se chegar a um acordo; para isso é preciso entender as necessidades do jovem.

veja também