"Parem de comprar", diz estilista britânica

"Parem de comprar", diz estilista britânica

Atualizado: Terça-feira, 23 Fevereiro de 2010 as 12

A estilista e militante de campanhas em favor do meio ambiente Vivienne Westwood disse a uma rede de televisão inglesa que as pessoas deveriam parar de comprar roupas. A criadora costuma fazer protestos em seus desfiles e aproveitar essas apresentações para fazer cobranças – ela já apareceu usando camisetas contra o uso de peles de animais, por exemplo.

Ela disse que o ideal é que as pessoas apenas comprem roupas quando precisarem demais delas. À estação de rádio da BBC ela disse ainda que isso queira dizer que "todo mundo deveria passar ao menos seis meses sem comprar nada".

No início do mês, Vivienne já havia participado - ao lado de outras inglesas famosas como Emma Thompson - de um protesto para tornar Londres mais "verde". A ideia é fazer com que os cidadãos acessem o site do governo londrino e deixem sugestões que podem ajudar a fazer com que seus bairros emitam menos gases poluentes e produzam menos lixo.

Para Vivienne, as empresas do mundo da moda deveriam investir apenas em peças de qualidade, que duram mais e, por isso, faz com que as pessoas gastem menos com roupas. E o discurso da estilista não é da boca pra fora. É comum vê-la usando a mesma roupa mais de uma vez - o que muitos famosos evitam fazer.

veja também