Passear no shopping center com as crianças é seguro?

Passear no shopping center com as crianças é seguro?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Você já deve ter percebido que os shoppings começaram a ficar lotados. Todo fim de ano é a mesma coisa. Se for no fim de semana, então, a situação é bem pior. Mas atenção: embora o shopping center seja considerado um local seguro, e escolhido como programa de lazer preferido de muitas famílias, assim como  qualquer ambiente público, está cheio de armadilhas para as crianças. "Como elas estão descobrindo o mundo, se encantam pela multidão e até pelas cores da vitrine. Qualquer distração dos pais pode ter conseqüências perigosas", alerta Ingrid Stammer, coordenadora de projetos da ONG Criança Segura.

Para evitar surpresas desagradáveis, a supervisão deve ser constante desde a garagem. "Crianças pequenas passam desapercebidas pelos motoristas, que podem atropelá-las", diz Ingrid. Outros lugares que oferecem perigo são elevadores, escadas rolantes, vitrines, banheiros e ambientes lotados, de lojas a corredores. No meio da multidão, seu filho pode se perder ou até ser sequestrado. Por isso, convém prestar muita atenção e explicar a criança como se portar em casos de emergências. Vocês podem combinar um local de encontro caso se percam, por exemplo. Também é importante ensiná-la a dizer o nome dos pais, a procurar ajuda de pessoas uniformizadas, como o segurança, e a telefonar para o celular dos pais.

Em ambientes lotados, o ideal é que a criança ande sempre de mãos dadas com algum adulto e, se necessário, deve ser carregada no colo ou num carrinho. Mesmo se ela protestar, lembre-se de que a segurança do seu filho está em jogo. A partir dos 3 anos, combinados simples, como pedir para ele não sair de perto enquanto você paga uma conta. Mas a curiosidade dele pode ser mais forte e a regra, rapidamente esquecida. Por isso, todo cuidado é pouco.

por Malu Echeverria

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições