Pele masculina é diferente! Saiba em que

Pele masculina é diferente! Saiba em que

Atualizado: Quarta-feira, 2 Julho de 2008 as 12

Pele masculina é diferente! Saiba em que

Já dizia John Gray, que "Homens São de Marte, Mulheres São de Vênus". Na beleza, pelo menos, a distância é mais do que justificada, segundo o dermatologista Nuno Osório. É que a pele dos homens tem características bem distintas da feminima – e isso não tem nada de machismo!

A pele dos homens é mais oleosa e mais espessa – tudo graças à ação da testosterona, o hormônio masculino. Além disso, ela possui mais pêlos, maior número de glândulas sebáceas, mais pigmentação, alto número de glândulas sudoríparas, epiderme 16% mais densa do que a feminina, maior quantidade de colágeno, maior resistência e produção de sebo duas vezes maior.

Com isso, a acne é o principal fator que leva os homens ao dermatologista, seguida por calvície e.... rugas! Sim,os homens, aos poucos, mostram que se preocupam com pés de galinhas, bigode chinês, rugas na testa e afins.

Apesar de ser mais resistente do que a pele das mulheres, a pele masculina freqüentemente fica irritada por causa do barbear diário. "O barbear remove a proteção lipídica da pele e sua camada superficial. Ao longo da vida, um homem passa por este processo cerca de 16 mil vezes, o que deixa a pele extremamente fragilizada e com riscos de inflamação", diz Nuno. Isso sem contar com a ação do sol, poluição, álcool e tabaco, além do envelhecimento natural.

O lado bom disso tudo é que o homem envelhece mais tarde do que a mulher por causa da ação da testosterona e dos músculos mais resistentes. Em compensação, quando as rugas resolvem aparecer, são mais profundas do que as femininas.

É por isso que usar protetor solar, loção pós-barba, hidratante e anti-ruas também é um hábito que deve ser cultivado pelo clube do Bolinha.

veja também