Pesquisa diz que mulheres não conciliam carreira e família

Pesquisa diz que mulheres não conciliam carreira e família

Atualizado: Quarta-feira, 22 Dezembro de 2010 as 3:43

As discussões sobre como conduzir trabalho e família são tema da vida de qualquer mulher que enfrenta a tal jornada dupla. Pois uma pesquisa vem jogar água fria na possibilidade de conciliar as duas tarefas, pelo menos se o objetivo for conquistar altos postos na carreira.

Um estudo realizado pelo London School of Economics aponta que para conquistar seu espaço nas empresas ou negócios, as mulheres acabam passando muito pouco tempo com suas famílias. A pesquisadora Catherine Hakim concluiu que as representantes do sexo feminino na situação acabam tendo "famílias nominais".

A pesquisadora aponta que não houve evolução no campo social que ajudasse as mulheres a superar dificuldades como jornadas de trabalho flexíveis, incluindo horários alternativos para os pais ¿ para que pudessem dividir o cuidado com os filhos.

Metade das mulheres em posição de comando na Inglaterra não tem filhos e a partir dos 30 anos as mulheres com filhos passam a ganhar menos do que os homens. Entre essas últimas, a maioria tem apenas um filho e delega o cuidado do mesmo a uma profissional.

O estudo ressalta que não há diferenças nos quesitos de competência ou qualidades para o sucesso entre homens e mulheres.

veja também